Seguidores

sábado, 27 de março de 2021

"SEU TONHO DA PIÇARRA ". - ( Antônio Teixeira Leite )

 Luíz Bento

Nos 50 anos de morte de (Lampião), ouve uma mesa de debates na " Rádio Educadora do Cariri " na Cidade do Crato, programada pelo jornalista Antônio Vicelmo, quando fiquei vizinho de " Seu Tonho " e, assim tive oportunidade de conversar logamente com o venerando ancião, sempre muito simpático e afável. Foi aí que lhe perguntei, sem mais delongas: Por que o senhor foi Coiteiro de Lampião?

Resposta: " para o sertanejo abandonado pelos governos, no interior dos sertões, é melhor ser amigo do que ser inimigo de Lampião. Além do mais, Lampião fazia menos mal do que as volantes polícias. Era só morar no sertão para saber disto!"

A resposta de " Seu Tonho " foi lógica e convincente. Depois de responder-me, ele me chamou a parte e me disse: " eu gostava mesmo de cangaceiro, porque sempre gostei de armas e mesmo achava bonito um Cangaceiro bem arreado ", como Lampião ".

" Seu Tonho " da Piçarra foi o mais inofensivo dos Coiteiros de Lampião no Cariri.

Fonte, Napoleão Tavares Neves

Cariri-Cangaço, Coiteiros e Adjacências

Pág - 89 - 90

LUÍS BENTO

JATI 27/03/21/.

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário