Seguidores

sábado, 1 de maio de 2021

CARDINHO SANTO

 Clerisvaldo B. Chagas, 30 de abril de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica:2.523

Saí caminhando pela zona rural, passei pelo sítio Barroso, cheguei ao sítio Água Fria e desci por uma estrada carroçável rumo ao rio Ipanema. Adiante a estrada se bifurcava e se unia mais à frente, deixando um capão de mato entre as duas trilhas. Foi aí que olhei para dentro da capoeira e levei um susto com a imagem de Nossa Senhora em cima de uma pedra de bom tamanho. Parecia escondida e colada diretamente na pedra. Ao me recompor da surpresa, imaginei que teria sido algum tipo de pagamento de promessa por devoto do lugar. É assim com quem anda pelas trilhas sertanejas com os mais diferentes objetivos. Imagine, uma imagem de uma santa colada numa pedra dentro duma capoeira! Sim uma surpresa grande, mas também uma gratificante surpresa.

 

Ainda em trilhas de poeira cinza, daquela trazida pelo remanso do rio, tive outra surpresa.  Desta feita nas imediações do sítio chamado Poço Grande. Caminhando e observando a trilha com o cuidado em possíveis cobras, ao levantar a vista, vejo uma pequena construção verde em cima de uma pedra e se confundindo com a vegetação também muito verde. Era uma espécie de oratório com gradeado, apresentando a imagem do padre Cícero Romão. Fui examiná-lo de perto, segui pela trilha, mas voltei lá outro dia, exclusivamente para fotografar. Segui para tentar ver a cara de um boi que muita gente afirma observar num grande lajeiro formado no Poço Grande também chamado Poço do Boi, por esse motivo. Não consegui distinguir nos desenhos da pedra a cara do ruminante.

Ipanema seco, grande jardim a céu aberto. Nova surpresa que me deixou eufórico. Descobri em um monte de areia num canto de cerca, a mimosa planta Cardinho Santo. É pequena, azulada, folhas recortadas e florzinha amarela. Uma raridade! Era um dos principais ingredientes para fazer garrafadas para pessoas com asma. A Senhora, do sítio Pé da Serra, que fazia o remédio, dizia que só poderia fazer a garrafada com o Cardinho. No rio Ipanema tinha a época de encontrá-lo e a de não o encontrar, daí a minha euforia. Fotografei o espinheiro para adicioná-lo a um Slide de plantas medicinais do rio Ipanema, a ser apresentado na Escola Helena Braga.

Atualmente está muito perigoso andar e pesquisar individualmente.

Missão cumprida, é ajeitar o embornal, aprumar o chapéu e retornar a casa que ninguém é de ferro.

CARDINHO SANTO (ADOBE STOCK).

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/04/cardinho-santo-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário