Seguidores

domingo, 11 de julho de 2021

FAZENDA LAGOA DOS PATOS

Por Helton Araújo

Fazenda Lagoa dos Patos ou simplesmente " Fazenda Patos, local de uma das maiores barbáries cometidas na história do cangaço. Essa terra, que por muitas vezes seca devido ao sol agressivo do sertão, no início de Agosto de 1938 foi regada por sangue inocente.

Uma família quase completa dizimada, por conta de uma vingança mal sucedida, alinhada a uma mentira que custou seis valiosas vidas.

Corisco tomado de fúria buscou informações sobre os delatores de Lampião. Porém o real culpado ( Joca Bernardes ) usou de malícia e jogou a culpa em cima de um homem que nem imaginava o triste fim que teria junto de sua família.

Corisco e seu bando partem em busca de vingança e descarrega sua cólera sobre aquela família que por tantas vezes o ajudou fazendo seus mandados...

No muro do curral de pedra, cai a base do facão do cangaceiro Velocidade, as seis cabeças sob ordens enfurecidas do temido Corisco, a tragédia só não foi maior, pois Dadá impede a morte dos dois ( talvez três, dizem que a filha Carmelita também estava presente ) filhos mais novos de Domingos Ventura.

Neste dia mais uma vez o sertanejo que ficou no meio das lutas entre cangaceiros e volantes, verdadeiros HERÓIS desse fenômeno social, sentiram na pele a dor da injustiça, da impotência, da falta de apoio e dos abusos que sofriam de ambos os lados.

Neste dia aqueles que hoje muitos chamam de heróis, mostraram que a maldade não tinha limites...

Neste dia o solo do sertão nordestino chorou lágrimas de sangue inocente...

Por Helton Araújo

Foto : Kalyfa Barros

Data do registro fotográfico : 19/03/2021

215945642_1133329167165546_1306394238988899599_n (1)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário