Seguidores

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

ZEZÉ LEÃO: UM DOS HOMENS MAIS VALENTES E TEMIDOS DO PIAUÍ NO SÉCULO XX

 https://www.youtube.com/watch?v=uMKvtmz3Mqk&ab_channel=NordesteFant%C3%A1stico-Hist%C3%B3ria

O vídeo trata-se do valente e temido Zezé Leão. Ele foi considerado por muitos como o Lampião do Piauí, embora Zezé não se encaixasse como típico cangaceiro.

José de Arêa Leão – ou simplesmente Zezé Leão – nasceu em 29 de novembro de 1901 na cidade de Água Branca, região do Médio Parnaíba, centro-norte do Piauí. Ele era Filho de de um latifundiário de grande nome na região e era integrante de uma das famílias mais tradicionais do Piauí: a família Arêa Leão.

Zezé Leão foi morto aos seus 55 anos de idade em 1956 pela polícia no município de Água Branca e teve o seu corpo dilacerado. No Cemitério São José, onde foi enterrado, os coveiros contavam que seu corpo chegou dentro de um saco, tamanha a mutilação sofrida. - Conteúdo histórico Nordestino - Conteúdo educativo para aulas de História - Conteúdo pode ser usado no Enem - Conteúdo pode ser usado no Encceja - Material com conteúdo de resgate da história do Nordeste Fontes pesquisadas: *Arimatéa Carvalho - Jornal Meio Norte, Alternativo, 9 de agosto de 1998 *José Gil Barbosa Terceiro – Causos Assustadores do Piauí

*Guaipuan Vieira - Teresina no Passado

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário