Seguidores

domingo, 26 de dezembro de 2021

TENTEI ATÉ QUE ENCONTREI O FENELON LEITE, IRMÃO DO CANGACEIRO MASSILON.

 Por José Mendes Pereira


Se a gente parar, jamais irá encontrar o que se procura. Tentei várias vezes para encontrar a foto do Fenelon Leite, irmão do cangaceiro Massilon Leite, e a encontrei no nosso http://blogdomendesemendes.blogspot.com , em um material do pesquisador do cangaço Geraldo Júnior. Aqui reposto o que ele escreveu sobre estes irmãos, o Fenelon e Massilon, além de uma filha do Fenelon. Leiam o que ele escreveu:

JOANA MARTINS ARAÚJO SOBRINHA DOS CANGACEIROS MASSILON E PINGA FOGO

 Por Geraldo Júnior

VAMOS LÁ CABROEIRA...! VAMOS PARABENIZAR A NOSSA AMIGA PELA ATITUDE. OS AMIGOS (AS) VÃO CHEGANDO AO NOSSO GRUPO E VÃO TRAZENDO NOVAS IMAGENS E INFORMAÇÕES QUE NOS AJUDAM A CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE OS ENVOLVIDOS DIRETA OU INDIRETAMENTE NA HISTÓRIA DO CANGAÇO.

Foi o que aconteceu recentemente aqui em nosso grupo com a chegada da amiga/membro JOANA MARTINS ARAÚJO filha do Sr. Fenelon Gomes de Araújo (Fenelon leite), e de Dona Joaquina Martins Lopes, que nos trouxe uma fotografia de seus pais que até então era desconhecida por todos (as) nós.

Fernando Soares perguntou  no facebook a Joana Martins Araujo, que é filha de Fenelon, sobre o cangaceiro Massilon Leite:

- Qual foi o seu paradeiro D. Joana Martins Araujo? 

Joana Martins Araújo respondeu:  

- Olha, sou filha do irmão caçula deles, a caçula de 14 irmãos, então não sei muito até o momento, o Geraldo e um senhor chamado irmão sabem mais do que eu. Tenho pessoas da família que sabem bastante. Desculpe por não saber informar. 

Fenelon Leite (Falecido) era irmão dos cangaceiros PINGA-FOGO e MASSILON LEITE, que participaram do ataque à Mossoró/RN, promovido por Lampião e seu bando, no dia 13 de junho de 1927, sendo Massilon um dos mentores do ataque. 

FENELON LEITE (Falecido) para quem não sabe era irmão do Cangaceiro PINGA-FOGO e de MASSILON LEITE que foi o principal instigador do ataque de Lampião à cidade de Mossoró/RN, ocorrido no dia 13 de julho de 1927.

Pouco tempo, após o ocorrido, Massilon Leite abandonou o cangaço e a partir de então, vagas e incertas notícias sobre o seu paradeiro foram encontradas.

Meus agradecimentos à amiga/membro Joana martins Araujo, por ter nos fornecido essa preciosidade fotográfica que até então era conhecida, apenas no ambiente familiar.

Joanamartins Araujo

- Este é meu tio José Leite, irmão de Massilon Leite. Morei com ele. E os outros que aparecem na foto: eu vou descobrir quem são.

Jose Tavares De Araujo Neto disse: 

- Seu primo Valdecir Pereira, filho de Aurora, irmã de Massilon, disse-me que esta fotografia foi trazida de Imperatriz, MA, por Anésio Leite, outro irmão de Massilon. Nesta foto, ele identificou Manoel Leite e sua filha de nome Mista. Ele acha que este outro senhor é o esposo de Mista e seus filhos.

Espero que outras pessoas sigam esse exemplo e não deixem que esses materiais sejam destruídos com o passar do tempo.

Joanamartins Araujo perguntou: 

- Quem é aquele com o cavalo?

Jose Tavares De Araujo Neto respondeu: 

- É seu tio Anésio Leite, que localizou Pinga Fogo em Imperatriz. 

Vamos todos (as) juntos resgatar e preservar a memória dessas pessoas que testemunharam ou vivenciaram esse difícil período da nossa história chamado...

Fonte: facebook

Página: Geraldo Júnior

Grupo: O Cangaço

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário