Seguidores

terça-feira, 24 de maio de 2022

LAGOA DO MEL E A MORTE DE EZEQUIEL EM VISITA OFICIAL DENTRO DO CARIRI CANGAÇO PAULO AFONSO 2022

 

Caravana Cariri Cangaço Paulo Afonso na Lagoa do Mel

Por volta das 9h30 da manha da sexta-feira, 25 de março de 2022, a caravana Cariri Cangaço composta por mais de 200 pessoas chegava ao cenário da primeira visita do dia: A Lagoa do Mel, cenário onde em combate perderia a vida o irmão mais novo de Virgulino Ferreira, Ezequiel, dentro da programação do Cariri Cangaço Paulo Afonso. Bem no centro do local onde ocorrera o combate o pesquisador João de Sousa Lima fez apresentação do episódio aos convidados.

Luma Holanda, João de Sousa Lima, Nivaldo Pereira e Ivanildo Silveira
José Tavares de Araújo Neto

Com a palavra João de Sousa Lima: Vejam  bem , é importante ressaltar o lugar onde estamos, aqui ocorreu um dos mais ferrenhos combates de Lampião na Bahia e esse aconteceu em Paulo Afonso, exatamente aqui onde estamos; no povoado Baixa do Boi. Nesse confronto morreu, a principio,  16 soldados  e posteriormente, em fuga e perdidos, morreram mais 3 policiais. 
Ezequiel e Virgínio
Esse lugar ficou célebre porque foi morto em combate Ezequiel Ferreira da Silva, o mais jovem irmão de Lampião, nascido em 1908. Ezequiel passou a acompanhar Lampião em 1927, junto com o cunhado Virgínio. Ele tinha o apelido de Ponto Fino, alcunha adquirida pela justeza do seu tiro. Sua morte aconteceu justamente aqui na Lagoa do Mel, nas terras pertencentes na época a santo Antonio da Glória do curral dos Bois."
E segue João de Sousa, "O tenente Arsênio Alves de Souza chegou ás imediações do povoado Riacho; que inclusive vamos passar daqui a pouco;  com uma volante composta por aproximadamente 20 soldados e tendo como guia os dois irmãos Aurélio e Joví, que eram fugitivos da cadeia de Glória, preso pelo inspetor de quarteirão, o senhor Pedro Gomes de Sá, pai da cangaceira Durvinha. A volante chegou ao povoado riacho no dia 23 de abril de 1931, trazendo entre seu aparato bélico uma metralhadora Hotchkiss. O primeiro contato do tenente no lugar foi com Zé Pretinho e o jovem foi forçado a seguir com os policiais. Cruzaram o terreiro de dona generosa Gomes de Sá, coiteira de Lampião e foram armar acampamento na Lagoa do Mel, um tanque construído por Antônio Chiquinho."


Flagrantes da visita do Cariri Cangaço Paulo Afonso a Lagoa do Mel
"Enquanto a policia se preparava para passar a noite na lagoa do Mel, outras fontes confiáveis de informações de Lampião se dirigiam para o povoado Arrasta-pé para avisar ao Rei do Cangaço sobre a presença dos militares nas proximidades. Lampião mandou avisar Corisco e Ângelo Roque, que estavam arranchados bem próximos e junto com eles combinaram um ataque aos soldados. Ainda com o escuro da noite, próximo ao amanhecer, Lampião recolheu alguns chocalhos com Pedro Gomes e seguiu as veredas que davam a cesso a lagoa do mel. No coito da policia, prestes a amanhecer, o Zé Pretinho saiu com o intuito de pegar um bode para fazer parte do desjejum de todos ali. Com a escuridão se transformando em luz, os soldados ouviram o tilintar de chocalhos e imaginaram que seriam os bodes se aproximando para beber água (um dos sobreviventes desse combate, o soldado José Sabino, ordenança do tenente, relatou, anos depois, que realmente confundiram os chocalhos, achando que eram alguns caprinos se aproximando para beber água na lagoa). Na verdade eram os cangaceiros cercando o coito."
João de Sousa Lima apresenta a Lagoa do Mel
Fagner Lopes, Louro Teles e Fred Santos
200 pesquisadores de todo o Brasil visitam a Lagoa do Mel , 
dentro do Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022
"Despreocupados, os policiais sofreram um forte e inesperado ataque, uma verdadeira chuva de balas caiu sobre eles. Vários corpos caíram atingidos por balas mortais e certeiras. A dificuldade encontrada pelos soldados foi que eles cometeram um grande vacilo. A lagoa do Mel era rodeada por uma cerca de varas e eles haviam dormido dentro do cercado. Quando eles tentavam transpor as madeiras se transformavam em alvo fácil e caiam mortalmente feridos. Um exemplo dessas mortes trágicas foi a do sargento Leomelino Rocha que morreu e ficou de pé pendurado nas madeiras. 
Tenente Arsênio
"Em um dos bolsos desse sargento lampião encontrou um bilhete do coronel Petro indicando alguns locais onde ele se escondia. O tenente Arsênio diante o desespero do momento, conseguiu efetuar uma rajada de metralhadora e acabou acertando a barriga de Ezequiel Ferreira, levando o irmão mais novo do rei do cangaço, à morte. A arma depois emperrou e o tenente conseguiu retirar o percussor (ferrolho) da arma e fugiu levando a peça que deixaria a arma inutilizável. Nesse dia Lampião chorou amargamente a morte do irmão caçula e teve que enterrá-lo, com a ajuda de Antônio Chiquinho, próximo a Lagoa do Mel. Era a vida dos que viviam pelo poder das armas, que tombavam no dia a dia, pelo aço lacerante do pipocar das artilharias dos diversos grupos que traçaram as páginas do canga*ço no nordeste brasileiro."
Caravana Cariri Cangaço Paulo Afonso na Lagoa do Mel
Wescley Dutra, Jose Tavares e Junior Almeida
Kiko Monteiro

Perto das 10h30 a caravana Cariri Cangaço Paulo Afonso saiu da Lagoa do Mel e seguimos para o povoado do Riacho, ali a visita importante à fazenda de dona Generosa, a maior coiteira de Lampião em terras baianas. Ainda pela manha a ultima visita do período, Malhada da Caiçara, berço da rainha do cangaço, Maria Bonita.



Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022 na Lagoa do Mel
Redação Cariri Cangaço Paulo Afonso - Lagoa do Mel, 25 de Março de 2022
https://cariricangaco.blogspot.com/2022/05/lagoa-do-mel-e-morte-de-ezequiel-em.html
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário