Seguidores

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

TEXTO

 Por Valdir Nogueira

O major João Nogueira, proprietário da Fazenda Serra Vermelha, juntamente com o major David Bernardino de Carvalho e Sá foram acusados como sendo os mandantes da morte do coronel Manoel Pereira da Silva Jacobina (Padre Pereira). Aconteceu o seguinte:

Praticado o assassinato do coronel Jacobina, procuraram os Pereiras envolver nas malhas da responsabilidade criminal David Bernardino de Carvalho e João Nogueira, dando como executores do assassinato Luiz de França, Manoel Tomé e Mariano Mendes de Moura. Os Pereiras a partir de então começaram a protestar publicamente que passariam a matar Carvalhos e Nogueiras para vingar a morte do Padre Pereira.

Entre diversos indícios da autoria do assassinato do coronel Jacobina, salienta-se o aviso que Vicente Gato, morador nas cercanias, deu ao referido coronel, que dias antes do crime, o dito Vicente Gato estranhou a freqüência de João Nogueira em casa de David Bernardino, sendo que no dia fatídico do crime, o cangaceiro Mariano Mendes apareceu na povoação de São Francisco e desapareceu rapidamente uma vez que era costume esse indivíduo nos dias de feira passar o dia todo naquela povoação. Vicente Gato ainda relatou que o cangaceiro Barra de Aço esteve em sua casa conduzindo duas cartas, cujo subscrito era de tinta encarnada, sendo procedente de David Bernardino para João Nogueira, dizendo ainda que ia chamar o cangaceiro Luiz de França e acrescentou que em breve ia ocorrer um azar em São Francisco que faria até as pedras chorarem. Vicente Gato disse também que soube que João Nogueira quando voltou do Massapê, fazenda de David Bernardino falou prá sua esposa: - compre roupa preta, uma vez que a mesma era sobrinha do Padre Pereira. Dizem que na carta David Bernardino solicitava a João Nogueira os serviços do seu afamado cangaceiro Luiz de França. Manoel Tomé e Mariano Mendes de Moura eram cabras de David Bernardino.

Foto: Capela e a esquerda a lendária Serra Vermelha que no passado pertenceu ao major João Barbosa Nogueira.

https://www.facebook.com/photo?fbid=5630603680332648&set=a.144216698971401

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário