Seguidores

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

O ALBERGUE DA MÃE CEIÇÃO GALDINO

 Por José Mendes Pereira


"Fazer o bem sem olhai a quem" é uma expressão bíblica, e que todos nós deveríamos fazer o que é proposto por Jesus Cristo, mas nem todos têm esse desejo de ajudar a quem mais precisa. Ao contrário, tirar um pouquinho dali e outro de acolá de quem é pobre, em vez de lhe ofertar, acha mais importante, porque, simplesmente, irá aumentar a sua ceia. E muitos desses tipos, fazem sorrindo e pela maldade. Mas saibam que Deus abomina e estarão sujeitos a pagarem caro por isso. E quando estão pagando, ficam se perguntando: "O que eu fiz Senhor Deus, para merecer tamanho castigo? E assim caminha uma porção de gente satisfazendo o seu "EU" Maldoso.


No grande Alto de São Manoel, na Avenida Presidente Dutra, em Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte, bem ao lado da Igreja de São Manoel, tem um Albergue que nunca deixou de amparar os que mais precisam. Ali, é governado pela mãe Ceição Galdino, que mesmo com tanta dificuldade que a vida oferece, as suas portas sempre estão abertas para quem precisar. É incrível, se algum dia você chegar lá, e não tiver gente lá.

Foto do acervo da Núbia Galdino da Silva

Não é um albergue sustentado por órgão público nenhum, mas pelo seu enorme coração, pela sua própria vontade de ajudar aqueles que a procuram para estudarem, trabalharem, para um apoio sincero, do seu próprio e grandioso coração humano. Desde de muito jovem que a casa da mãe Ceição Galdino está sempre cheia de irmãos, sobrinhos, parentes e amigos. É difícil se chegar lá, e não encontrar ninguém de fora. Sempre, a casa está repleta de parentes e amigos. Um lugar que não é só para um, mas para todos aqueles que a procuram e confiam no seu querido e cuidadoso apoio.

Foto do acervo da Núbia Galdino da Silva

O dito popular diz que: "onde como um comem dois", e é de fato, uma expressão antiga, para se referir a uma pessoa que está preste a fazer parte de uma família. Isto pode acontecer em caso de nascimento de mais um filho, a expressão quer dizer que, a família terá condições de sustentá-lo, uma vez que cuida de um, e um a mais não será pesado. Mas olhando bem, a expressão da mãe Ceição Galdino nunca foi "onde come um comem 2", e sim "onde como um comem dez ou mais". 

Em tempos remotos, quando eu tinha mais tempo, e visitava a sua casa, e vendo tanta gente ali, eu ficava me perguntando: Como é que uma mulher humilde que é, mantém uma casa cheia de gente, e todos comem por aqui? Só pode ser coisa de Deus. E é mesmo! Mãe Ceição é abençoada por Deus. 

Foto do acervo da Núbia Galdino da Silva

No meio daquela gente, que morou por lá, uma irmã e um irmão meus também fizeram parte do albergue da mãe Ceição Galdino, pois vieram do sítio para estudarem. Parece que o grande Deus sempre esteve ali presente na vida dela, cuidando de tudo e de todos, sem lhes faltar nada. Ela por sua vez, dizia ou diz ao seu novo hóspede:

- Entra, e procura um lugar para sua mala. Verifique os armadores e depois vá até a cozinha para fazer uma refeição. 

- Sim, Ceição!

De todos os lugares que são vizinhos dos seus familiares, vinham e ainda continuam vindo, pessoas para o seu amado e abençoado por Deus Albergue. Uns são irmãos, sobrinhos e parentes. E outros, apenas fazem partes do seu círculo de amizade, de mulher protetora. No meu entender, acho que a mãe Ceição Galdino, cuida mais dos outros, do que de si mesma. 

Foto do acervo da professora Ana Cleide Câmara, sua filha.

Parabéns, mãe Ceição Galdino! Você nasceu para ser querida por todos que te procuram, e participam  da sua generosa e invejada amizade! Eu não fui assistido por ela, porque, quando me desloquei da minha amada Barrinha, que é aqui bem pertinho de Mossoró, fui direto para a Casa de Menores Mário Negócio, e lá, fui cuidado pelo governo estadual, e mais 4 mães adotivas do seu tipo, que eram: Ana Salém de Miranda a dona Caboclinha, dona Severina Rocha, Maria Beatriz de Melo e dona Maria de Lourdes de Medeiros. Mas fiz e faço parte da sua amizade, e sou um primo segundo, porque a minha avó, é irmã do seu pai Raimundo Galdino da Silva.

Esta era, é, e sempre será a amada mãe Ceição Galdino que todos a conhecem.

Que Deus a proteja aqui com vida por muitos e muitos anos, mas com certeza, a mãe Ceição Galdino ganhará o reino de Deus quando for chamada por "ELE", para fazer parte do seu Santo Ministério!

Não tenho notícias que algum deles que foi assistido por ela, tenha a abandonado. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário