Seguidores

segunda-feira, 3 de abril de 2023

FORÇA DE VONTADE

Clerisvaldo B. Chagas, 3 de abril de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.857

O farinheiro Valdemar Camilo, quase vizinho à nossa casa, nunca me chamou pelo nome na minha vida de adolescente e rapaz. Sempre me chamava de Pedro Melo. Quando parava um pouco diante de mim, exclamava: “Mais parece com Pedro Melo!” E assim jamais deixou de me cumprimentar por esse nome. Procurei, então saber quem era esse tal Pedro Melo. Havia sido um comerciante que negociava na Rua Barão do Rio Branco, no trecho chamado “os armazéns”, em Santana do Ipanema. Tudo indica, então, que era um comerciante de cereais e bastante conhecido na região. Mas esse comerciante não residia mais em Santana e assim não pude conhecê-lo. Sobre suas atividades profissionais, dissera a meu pai que também era comerciante, acho que em uma visita a terrinha.

MATRIZ DE SENHORA SANTANA EM NOITE FESTIVA.

“Cresci muito em Santana, mas cheguei a um ponto que não tive mais como crescer por causa do limite da ‘praça’. E como se falava muito bem do Recife, fui para lá. De fato, fui expandindo o meu negócio, mas também Recife ficou pequena para mim. Resolvi partir para São Paulo. Aí sim, encontrei um mundo ilimitado para as minhas atividades e até hoje ali permaneço sem nunca alcançar o teto”. Esse depoimento a meu pai, sempre me impressionou. Foi assim que resolvi mais uma vez falar sobre o caso e o homem querido por todos, progressista com visão de futuro e força de vontade. Um exemplo santanense a ser seguido, mas que sua trajetória ficou no anonimato; e homens dessa envergadura não podem permanecer na obscuridade.

O antigo corredor de armazéns de cereais e que foi apelidado por nós no Jornal do Sertão, de “Corredor do Aperto”, pelos constantes engarrafamento do trânsito, hoje é comércio variadíssimo. Não tem mais cereais. É trecho da Avenida Barão do Rio Branco, mas ainda não deixou de ser o Corredor do Aperto. Bem assim a força de vontade humana é coisa muito importante não só para persistir e desenvolver no comércio, mas em todas as ações da existência. Uma das piores coisas que atinge a pessoa é o desânimo. A força de vontade vem corrigir essa lacuna. Entretanto é bom o reconhecimento também dos méritos alheios que sem querer fabrica empregos e exemplos coruscantes que devem ser seguidos.

Viva a força de vontade! Viva quem tem visão de futuro!

https://www.facebook.com/photo/?fbid=3687253168168853&set=a.1386698028224390

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário