Seguidores

sexta-feira, 28 de julho de 2023

JOÃO MARQUES DA SILVA PROCURA POR FAMILIARES DE CIDÁLIA QUE FOI ESPOSA DE MANOEL MARQUES DA SILVA, VOLANTE MANÉ VÉIO, DO TEMPO DE LAMPIÃO. - Por José Mendes Pereira

 Por José Mendes Pereira

João Marques da Silva neto do volante 

Para que você possa entender melhor, farei aqui um levantamento sobre a vida deste volante policial Manoel Marques da Silva, o famoso Mané Véio, que combateu Lampião, principalmente na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota do Angico, no Estado de Sergipe. Mané Véio. 

Maria Bonita

Mané Véio era conterrâneo  de Maria Gomes de Oliveira, a cangaceira e rainha do cangaço Maria Bonita, em Santa Brígida, lugar desmembrado de Jeremoabo, no Estado da Bahia, 

Volante Mané Véio.

Ele era filho de Jacó Marques da Silva e Jovina Maria da Silva, sendo sobrinho de outro valentão, o lendário Elias Marques, morto no fogo da Maranduba, e primo do filho deste, o não menos famoso Procidônio. Pai e filho formavam a dupla infernal que costumava brigar unida em memoráveis batalhas, contra os grupos cangaceiros. Na Maranduba Elias foi baleado em um dos braços. Mané Veio e o Cabo Juvêncio deixaram as forças de seu Estado - Bahia e foram trabalhar sob as ordens de João Bezerra da Silva, o homem que com a sua competente volante, juntos, exterminaram do chão nordestino, o perverso e sanguinário capitão Lampião.

Era manhã de domingo no dia 16 de dezembro de 1928, Lampião e mais sete cangaceiros chegam à Vila de Pombal, (hoje Ribeira do Pombal). Na foto, da esquerda para a direita: Lampião, Ezequiel, Virgínio, Luiz Pedro, Mariano, Corisco, Mergulhão e Arvoredo. Foto colorida e retificada por Rubens Antônio, ele que é Geólogo, historiador e escritor.

Mané Véio foi o volante que perseguiu o cangaceiro Luiz Pedro, naquela triste madrugada de 28 de julho de 1938. Segundo contou ele aos pesquisadores que, saiu perseguindo o famoso Luiz Pedro até matá-lo.

Para melhor entendimento, assista ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=oy9tRiTe-AQ&ab_channel=CanalHumbertoMesquita

João Marques da Silva é  filho de Abílio Marques da Silva (já falecido), que era filho do volante Mané Véio com a sua primeira mulher Cidália, procura por familiares da sua avó (ele só tem o primeiro nome - Cidália). Ela era também lá de Santa Brigida. Cidália foi assassinada por Mané Véio, lá em Santa Brigida, na Bahia.

João Marques da Silva e seu pai Abílio Marques da Silva (já falecido). Ele era filho de Mané Véio com a sua primeira esposa Cidália.

Se você é de Santa Brígida no Estado da Bahia, e conhece os familiares da Cidália, que foi assassinada por Mané Véio, por favor, entre em contato com João Marques da Silva, através do seu e-mail: kafingadodo@hotmail.com Ele precisa encontrá-los para manter laços de amizade com os seus familiares. Acreditamos que muitos moradores de Santa Brígida, conheceram o volante policial Mané Véio, já que ele nasceu e se criou na cidade indicada. Vamos encontrar os parentes do policial João Marques da Silva, que com certeza, ele muito agradecerá por algumas informações.

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

Um comentário: