Seguidores

sábado, 22 de julho de 2023

O IDOSO

Por José Di Rosa Maria 

https://www.youtube.com/watch?v=iHxcv0Lty2c&ab_channel=Jos%C3%A9DiRosaMaria

O IDOSO Autor: José Di Rosa Maria
1 Sem ajuda essencial Padeci como ninguém; Trabalhei comendo mal Pra vocês comerem bem, De recompensa me vem O que me deixa infeliz, Confesso que nunca quis Ser visto como um encosto, Sendo pago com desgosto Por tudo de bom que fiz. 2 Magoado e indefeso Recebo como prelúdio, De cada filho, desprezo, De toda nora repúdio; Sentindo a dor do tripúdio Desferir meu coração, Percebo a ingratidão Desfazer o que foi feito Pela falta de respeito, Amor e compreensão. 3 Não me botem no abrigo Com vocês quero ficar; Eu não mereço o castigo De ser expulso do lar, Sofri para sustentar Vocês, encarando a lida, De reputação ferida Vejo-me sem alegrias, Quero terminar meus dias Com quem convivi na vida. 4 A velhice cobra caro Os erros da juventude, Sonegação de amparo É falta de atitude; Eu quando jovem não pude Me divertir como tantos, Nas garras dos desencantos Narro meu próprio dilema, Na extensão do poema Feito da dor dos meus prantos. 5 Lamento ser um decano Sem o cuidado devido, Apesar de ser humano Ser pelos meus, esquecido; Com o meu peito ferido Pelo desprezo mesquinho, Padeço por ser velhinho, Sem um beijo ou um abraço, Despejado num espaço Para quem se vê sozinho. 6 O homem que se abdica Pela família que ama, Depois que idoso fica Sua vida vira um drama; Quando doente se acama Sente o prestígio fugir, O desespero surgir, A decepção doer E o receio bater... De que vai ter que partir. 7 Enquanto meus passos beiram O abismo do meu fim, Suponho que vocês queiram Ficarem livres de mim, Não era pra ser assim O que presencio agora; Triste de quem ignora O valor dos meus esforços, Vocês sentirão remorsos, Depois que eu for embora.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário