Seguidores

domingo, 5 de novembro de 2023

JORNAL A NOITE...

 

Jornal A Noite, Edição de 06 de Agosto de 1938, apresenta como manchete o seguinte título: " Violento como o micróbio do tétano ! "

Pois bem, tratava-se do frasco com veneno encontrado entre os pertences de Lampião após sua morte na grota do Angico em 28 de Julho de 1938. O Dr. Epitácio Timbaúba, à época diretor do Gabinete de Pesquisas Científicas, junto ao perito Vilela, fizeram testes , injetando uma dosagem do veneno em uma cobaia ( rato ), para terem noção da ação do veneno, no que se comprovou ser de ação altamente letal.

Qual o intuito de Lampião ter em seu poder esse veneno ? Lampião usaria esse veneno contra seus inimigos ? Acho difícil, em minha opinião, o mais provável seria o uso do mesmo em caso de ser pego por seus inimigos e não haver condições de fuga, daí seria um suicídio para não ser trucidado pelos adversários.

Veja o que diz uma parte da matéria :

As reações determinadas pelo terrível veneno encontrado em poder de "Lampeão", ~ Quatro gramas para matar um homem - Tóxico Vegetal e até então desconhecido.

Deixo claro que poderia ser para outros fins, talvez diante de minhas pesquisas limitadas eu não tenha alguma informação que possa derrubar essas minhas teorias, mas a título de informação fica aqui minha humilde opinião.

Obs : Na página do jornal a imagem de um frasco sem rótulo, seria o do veneno encontrado em posse de Lampião após sua morte.

E vocês, o que acham ? Para que seria o tal veneno?

Fonte e Foto : Jorna A Noite

Edição Arquivo Digital Helton Araújo

https://www.facebook.com/groups/471177556686759/?multi_permalinks=1783598782111290&notif_id=1699141965012730&notif_t=group_highlights&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário