Seguidores

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

PADRE SÁTIRO CAVALCANTE

Por Honório de Medeiros

Padre Sátiro Cavalcante.

Tão antiga é a relação de Padre Sátiro com meus pais, comigo e minha irmã Emília, que vem do berço. Sátiro assumiu a capela de São Vicente em 1956. Eu nasci em 1958, bem dizer ao lado da igreja. Minha mãe foi Diretora da Escola 13 de junho - criada por ele - ali na esquina da rua, administradora da capela e integrante do seu coro; meu pai, o financeiro e Ministro da Eucaristia. Até vir para Natal, em 1974, e desde o primeiro ano primário, tive Sátiro como meu diretor e várias vezes professor. Junto com meus amigos de infância, brincamos todos os dias, chovesse ou fizesse sol, no patamar da igreja, destruindo os jardins que ele mandara plantar, o que nos custava "carões" memoráveis quando nos encontrava no Diocesano.

Lembro muito de Marcos Porto e eu, meninos, balançando o turíbulo nas memoráveis noites nas novenas de Santo Antônio. Em um gesto de grande carinho, abriu a capelinha do Colégio Diocesano para me casar. Por fim, estava presente, solidário na dor, encomendando os corpos de Seu Chico e D. Aldeiza, quando de suas mortes. Mas a imagem que ficou comigo, e permanecerá para sempre, foi a dele rezando um terço, de cabeça baixa, sentado próximo ao altar da capela, em frente ao caixão onde o corpo do meu pai estava sendo velado. No final, fui cumprimenta-lo. Ele olhou para mim e disse: Você perdeu o pai; eu, um grande amigo". Vá com Deus, Sátiro.

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1983) e mestrado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é
Professor de Filosofia do Direito e Direito Constitucional DNS III da
Universidade Potiguar; Advogado - Escritório de Advocacia; e Assessor Jurídico
de 3a. categoria do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência
na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo, Constitucional e
Financeiro; Gestão Pública, com ênfase em finanças públicas, planejamento e
recursos humanos; e Ensino de Graduação, com ênfase em Filosofia do Direito,
Sociologia Jurídica e Direito Constitucional.

http://honoriodemedeiros.blogspot.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário