Seguidores

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

CONHEÇA COMO ACONTECEU O CASAMENTO DE JOSÉ FERREIRA E MARIA LOPES, PAIS DE LAMPIÃO...

 Por José Mendes Pereira


Se você quiser saber como aconteceu o casamento de José Ferreira da Silva e Maria Sulena da Purificação, ou simplesmente, dona Maria Lopes, pais do capitão Lampião, adquira com urgência esta grande obra escrita por José Bezerra Lima Irmão, um trabalho de alto nível, com 11 anos de pesquisas e uma grande demanda. É o maior livro sobre cangaço que já foi organizado e publicado aqui no nosso Brasil. 

Cabeleira ou José Gomes foi o primeiro cangaceiro do nordeste brasileiro, que teria nascido no ano de 1751 e foi .

Uma obra completa, que fala sobre o mundo cangaceiro, desde José Gomes, até os últimos dias do cangaceiro Corisco. E muito mais histórias fantásticas você irá encontrá-las neste livro. 

O cangaceiro Corisco - Morreu no dia 25 de maio de 1940. 
Foi o último cangaceiro do nordeste brasileiro.

José Gomes, o Cabeleira considerado como sendo o primeiro cangaceiro do nordeste brasileiro, teria nascido no ano de 1751, em Glória do Goitá, pertencente à Vitória de Santo Antão, cidade da zona da mata pernambucana. Juntamente com os seus comparsas o Cabeleira casou e batizou em sua região nordestina.

Afirmam que no dia 1º. de setembro do ano de 1773, Jose Gomes ao lado do pai Joaquim Gomes, e outro delinquente de nome Teodósio, tiraram o sossego do Estado de Pernambuco, usando a covardia com assaltos e mortes, mais o roubo de armazém. 

O sanguinário foi um dos mais notórios bandidos do fim do século 18, e era famoso por causar mortes e realizar assaltos no estado de Pernambuco ao lado do pai.

Quem mais escreveu sobre o bandido Cabeleira foi o escritor e folclorista Franklin Távora, que lançou seu livro "O Cabeleira no ano de 1876. Posteriormente, sua vida passou a ser escrita através de poesias por João Cabral de Melo Neto.

"Os crimes de Cabeleira chegaram aos ouvidos das autoridades portuguesas, que foram contatadas pelo governador José César de Menezes em comunicado oficial sobre a situação social de Pernambuco.

Sua trajetória de crimes acabou quando, fugindo da polícia, se esconde num canavial em Paudalho, na zona da mata, e foi capturado. Na justiça, foi condenado à forca pelos assassinatos e roubos, sendo executado no Largo das Cinco Pontas, dentro da capital". 

Adquira já através deste endereço eletrônico: franpelima@bol.com.br.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário