Seguidores

domingo, 5 de maio de 2024

VISITE A IGREJA SANTA CLARA NO BAIRRO DOM JAIME CÂMARA

 Por José Mendes Pereira


Quer assistir missas em outra igreja de Mossoró, conheça as dependências da Igreja Santa Clara em Mossoró, no bairro Dom Jaime Câmara. Tem um coral afinadíssimo e bons músicos. Vá até lá e conheça bem de perto o Mosteiro Fraternidade Santa Clara. Hoje, 05 de maio de 2024, às 5h00 da tarde, a igreja  estava lotada de fiéis.

Veja como surgiu:

Fundação:11/08/1999

Av. Herondina Cavalcante Dantas, 22 – Dom Jaime Câmara
59628-800 – Mossoró – RN – BRASIL
Tel.: (84) 3312-0512
E-mail: mosteiro.fsfa@hotmail.com

Abadessa Madre Maria Auxiliadora do Pai Eterno

Aos 11 de agosto de 1999, deu-se início pela Comunidade do Mosteiro Santa Clara (Campina Grande / PB), a Fundação do Mosteiro Fraternidade São Francisco de Assis.

Padre Sátiro Cavalcante Dantas

O Mosteiro foi idealizado pelo Padre Sátiro Cavalcante Dantas, que contou com doações de seus paroquianos para a construção, como também da ajuda das benfeitoras assim chamadas “Filhas de Santa Clara”, ainda contou com a colaboração do Governador e da Prefeitura. Tudo ficou concluído em 1998.

Padre Sátiro Cavalcante Dantas

Conta o Padre Sátiro que quando seminarista, após o curso de filosofia, o Sr. Bispo Diocesano de Mossoró, Dom João Batista P. Costa mandou-o cursar Teologia em Roma, lá ficou hospedado no Colégio Pio Brasileiro, estudando na Universidade Gregoriana. Segundo Padre Sátiro, o Sr. Bispo recomendara que entrasse em contato com o Mosteiro das Carmelitas: “Falou-me que entrasse em contato com uma irmãzinha do Mosteiro das Carmelitas, o que fiz realmente, sendo minha primeira experiência com a vida contemplativa, visitando-a mensalmente nos cinco anos de Roma. Era uma espécie de amizade espiritual, ao ponto de ter celebrado minha segunda Missa no Carmelo. Informei-me também sobre a vida dos monges trapistas”.

Continua Padre Sátiro declarando que ao completar 25 anos de sacerdote, evitou toda comemoração, dando início a uma obra de assistência aos necessitados na periferia de Mossoró, Forquilha, hoje Fundação Sócio Educativa do Rio Grande do Norte (FUNSERN), mantenedora de várias unidades e responsável pela construção do Mosteiro Fraternidade São Francisco de Assis.

O nome do Mosteiro:

Fraternidade: é devido ao espírito empreendido no trabalho pastoral realizado na Gruta de Santa Clara, protetora da Instituição;
São Francisco: nome escolhido pelas Irmãs do Mosteiro Santa Clara de Campina Grande / RN, Mosteiro responsável pela Fundação.

O pedido de fundação foi formalizado pelo Padre Sátiro e acolhido pela Madre Cecília, que com o seu coração aberto, aceita o pedido, mesmo contando com poucas irmãs. As Irmãs chegaram a Mossoró no dia 08 de agosto de 1999.
As Irmãs Fundadoras:
Irmãs Francis Clara
Irmã Maria Anchieta
Irmã Maria Guadalupe
Irmã Maria Clariana (a frente do grupo)

A inauguração ocorreu aos 11 de agosto de 1999. Centenas de pessoas assistiram a Santa Missa celebrada pelo bispo de Mossoró Dom José Freire Neto, com a participação de Dom Jaime Vieira Rocha, então bispo de Caicó / RN e ainda de Padres, Religiosas da região e das Irmãs Externas de Caicó. Foi um momento de muita alegria. Depois de inaugurado o Mosteiro, visitantes de outras cidades conheceram suas instalações antes que o bispo Dom José fechasse a clausura.

Do início da Fundação até o ano de 2005, a Comunidade passou por várias mudanças, inclusive o retorno de algumas Irmãs ao Mosteiro Fundador e em Setembro de 2005.

A pedido das Irmãs, vieram algumas Irmãs do Mosteiro Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe das Américas (Caicó), colaborar em espírito de unidade e em Maio de 2008 o Mosteiro de Caicó assumiu a jurisdição desta Fundação.

No dia 24 de outubro de 2010, foi promulgado o decreto da Ereção Canônica do Mosteiro, durante a Celebração Eucarística presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana e concelebrada pelo Padre Sátiro, Padre Guimarães e Padre Augusto. O documento da Santa Sé tem data de 17 de julho de 2010 (providencialmente este dia, é tido como a data do nascimento de nossa Mãe Santa Clara).

Aos 28 de janeiro de 2011, realizou-se o nosso primeiro Capítulo Eletivo, elegendo como primeira Abadessa a Madre Maria Auxiliadora do Pai Eterno que ainda continua no governo do mosteiro, sendo reeleita em 2014 para mais um triênio.

 https://clarissas.net.br/?p=1936

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário