Seguidores

quinta-feira, 4 de julho de 2024

𝑭𝑰𝑳𝑯𝑶 𝑫𝑶 𝑫𝑰𝑨𝑩𝑶 𝑳𝑶𝑼𝑹𝑶

Acervo do Jaozin Jaaozinn

Fotografia raríssima, talvez inédita, do recém nascido Silvio Hermano Bulhões, filho do temido casal cangaceiro Corisco (Cristino Gomes da Silva Cleto) e Dadá (Sérgia Ribeiro Silva), nos braços do Padre Bulhões; final de 1935.

Após seu nascimento, em 29 de agosto de 1935, na Fazenda Beleza, Pão de Açúcar/AL, permaneceu ao bando de seus pais por algumas semanas, onde, finalmente é entregue para o fazendeiro Pedro Ricardo e sua mulher, que deveriam deixá-lo nos cuidados do Padre Bulhões. Juntamente com a criança, veio um enxoval e uma carta, apresentando a situação, e de quem o bebê era filho.

Por Corisco não ter informado de como o chamaria, Bulhões acaba nomeando de Silvio (origem do latim, com o entendimento de "vindo das matas" ou "filho das matas") Hermano (do espanhol, que, na tradução, é "irmão") Bulhões (sobrenome do Padre). Na lógica e no significado do nome, seria "O Filho das Caatingas e Irmão dos Bulhões". Ainda sobre o tema da carta enviada, Cristino diz que o padrinho do menino seria o próprio Padre, enquanto sua madrinha seria Nossa Senhora.

Ao receber a criança e saber que aquele era o primogênito do afamado Diabo Louro e da Sussuarana, o pároco acaba chamando o Tenente Lucena, para avisá-lo sobre o novo afilhado do religioso.

Um fato interessante:

Quando Pedro e sua mulher aceitou cooperar com Corisco, avisa que seria melhor a família não se cruzar mais com as forças volantes, pois poderiam correr o risco de serem torturados por "acoitagem", e, se fossem importunados por algum grupo de bandoleiros, dissessem que estão sob proteção do Capitão Corisco. Chegando na igreja, ficam frente a frente com a autoridade de Zé Lucena. O Tenente afirma que eles não deveriam se encontrar mais com os cangaceiros, e que não tivessem medo das volantes, já que iriam dar total segurança para seus familiares.

Ou seja, acabaram recebendo proteção de ambos os lados!

𝐹𝑂𝑁𝑇𝐸𝑆: 𝐷𝑖𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑑𝑒 𝑃𝑒𝑟𝑛𝑎𝑚𝑏𝑢𝑐𝑜 - 1935; 𝐶𝑎𝑛𝑎𝑙 𝑑𝑜 𝑌𝑜𝑢𝑡𝑢𝑏𝑒 𝐴𝑑𝑒𝑟𝑏𝑎𝑙 𝑁𝑜𝑔𝑢𝑒𝑖𝑟𝑎 - 𝐶𝑎𝑛𝑔𝑎𝑐̧𝑜; 𝑆𝑖𝑙𝑣𝑖𝑜 𝐵𝑢𝑙𝒉𝑜̃𝑒𝑠 (𝒊𝒏 𝒎𝒆𝒎𝒐𝒓𝒊𝒂𝒎).

.𝑪𝑨𝑵𝑮𝑨𝑪̧𝑶 𝑩𝑹𝑨𝑺𝑰𝑳𝑬𝑰𝑹𝑶.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=2469910239884572&notif_id=1720099277465310&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário