Seguidores

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Comentário anônimo

Grota de Angicos

            Este é um comentário de um anônimo sobre o texto "ANGICO" - POR PAULO GASTÃO", que foi publicado no "BlogdoMendesemendes" e posteriormente no blog: "Cariri Cangaço", no dia 04 de Março de 2011.

Segue o comentário:  

           Bacana todas essas divulgações sobre o tema, mas não concordo com algumas suposições. 

           Volantes e cangaceiros vinham de uma mesma sofrida sociedade, embora umas delas seja oficial e outras marginalizadas, mas no fundo mesmo o que interessava às volantes, era a cabeça de Lampião.

Lampião

  Sobre as metralhadoras:

           Não é por que se tinham metralhadoras, que seus operadores acionariam o gatilho para todos os lados. Eram armas pesadas, difíceis de manusear e de uso não muito constante, o que vem a condicionar sua utilização com bastante cautela, portanto, é possível que alguns ´"Pés de Macanbira" tenham se salvado.

            Outra situação, em relação à premiação oferecida pelo governo da Bahia:

           Era uma premiação destinada a civis e militares baianos. A volante que pôs fim a Lampião era de Alagoas, e não teria direito à recompensa, sem contar que a referida recompensa poderia não mais estar vigorando.

           O texto sugere que o prêmio não foi pago por conta da farsa. Então porque João Bezerra e seus comandados foram promovidos de patente e premiados com uma quantia em dinheiro pelo governo de Alagoas?

Foto de João Bezerra e seus comandados

Também sobre o cerco realizado
em Angicos:

Cerco na forma geométrica da palavra (Círculo), não existe jamais em se tratando de combate bélico, pois teríamos um festival de fogo cruzado com diversos militares feridos ou mortos.

E outra:

    Qual o nome do militar que disse que a polícia foi intermediária das armas e munições adquiridas por Lampião?

Morreram onze cangaceiros! Onze!

    Poderiam ser mil, mas morreram onze! São onze valentes homens incluindo seu rei. Alguém acha que os volantes iriam correr desesperadamente atrás dos outros que conseguiram fugir? Todos estavam deslumbrados com Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros! Não foi por covardia de João Bezerra, absurdo!

Lampião e sua rainha

Lampião era desconfiado até de sua própria sombra:

     Como, sendo alertado sobre a hipótese de envenenamento, iria ele persistir na dúvida?

Por que João Bezerra é um traidor?


    Ele cumpriu a missão! Se foi por tiro ou (como sugerido), por envenenamento, o serviço foi feito. Lampião está morto, não está?

Grota de Angicos   

 São milhares de histórias resurgentes sobre o tema, mas mesmo quem saiu de lá vivo, não vai contar nada que o desabone, que fira seu orgulho. Em Angicos houve heróis e vilões em ambos os lados.

    Não podemos deixar nosso preconceito com as forças públicas tomarem conta de nosso raciocínio sobre temas polêmicos.

    As épocas mudam, o contexto é o mesmo. Parabéns Lampião, Parabéns João Bezerra e parabéns Severo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário