Seguidores

sexta-feira, 8 de abril de 2011

A morte do matador de "Lampião"

Por: Ivanildo Alves da Silveira 

             Lampião e mais 10 cangaceiros foram assassinados no dia 28 de julho de 1938, na grota do Angico/SE. 
 
 
            Participaram do evento as volantes comandadas pelo ten. João Bezerra, pelo aspirante Ferreira de Melo e pelo sgtº. Aniceto.

 João bezerra é o primeiro à esquerda

         Com relação ao soldado que deu o primeiro tiro mortal no rei do cangaço, a maioria dos pesquisadores do tema, é uníssona no sentido de que foi o soldado Antonio Honorato (Foto), o autor do disparo, mas há quem pense de modo contrário.
Soldado Antonio Honorato

              O famoso jornalista “Melchiades da Rocha”, em sua brilhante obra "bandoleiros das caatingas", narra em detalhes, todos os aspectos da morte de Lampião, inclusive salienta as entrevistas que fez com o soldado Honorato e demais membros das volantes, na época do famoso evento.
             A revista Edição Extra, ano I, nº 13 de 09/09/1962, traz o seguinte título: “Assassinado o matador de Lampeão”, e, como subtítulo " Quem com ferro fere, com ferro será ferido " , valeu para o terceiro sargento aposentado da volante".
             Aos 56 anos de idade residindo na capital Alagoana o veterano da PM foi assassinado pelo sobrinho de sua esposa, um jovem de 18 anos.

            Vejamos, logo abaixo, as fotos e o texto dessa importante matéria. Clique para ampliar.
 
 
 
Lampião e o sgtº Honorato.
 
 
 

 
 
Honorato e jornalista Melchiades da Rocha examinando
o fuzil que abateu Lampião
 
 
 
Clique para ampliar


Obs.:
A maioria dos pesquisadores/escritores do cangaço discorda que o soldado Honorato tenha ferido "Maria Bonita". Tal fato é "mais" atribuído ao soldado “Panta de Godoy”.


Um abraço a todos
Ivanildo Alves Silveira
Colecionador do cangaço
Natal/RN
 
         



2 comentários:

  1. Doutor Ivanildo Alves Silveira:

    Era um dos meus desejos colocar neste blog este seu texto. Mas foram quatro tentativas, e só consegui agora. Mas infelizmente um parágrafo mudou de fonte. Ainda não fiquei satisfeito, mas o problema é o sinal "internet" que está péssimo em Mossoró.

    José Mendes Pereira - Mossoró-RN.

    ResponderExcluir
  2. FRANCISCO BATISTA NASCIDO EM JOÃO CAMARA ANTIGA BAIXA VERDE RIO GRANDE DO NORTE, MAS FOI CRIADO EM PARAZINHO PROCURA POR SEUS IRMÃOS MANOEL BATISTA, LUIZ BATISTA ,CÍCERO BATISTA GIDEÃO BATISTA ,LOURDES BATISTA ,ALVINO CHAVES BATISTA,ARNALDO CHAVES BATISTA,E RAIMUNDA BATISTA,CRIADOS NA CIDADE DE ANJICO VELHO NÃO VÊ SEUS FAMILIARES A 60 ANOS. HOJE FRANCISCO MORA EM CUIABÁ SE SOUBER PARADERO ENTRAR EM CONTATO COM O TEL (065)92725022 / (065) 92862585 FALAR COM NEUSA ESPOSA OU TATIANNY FILHA OU PELO EMAIL tatianny_motta@hotmail.com

    ResponderExcluir