Seguidores

sábado, 23 de abril de 2011

Raríssima foto do facínora escravo:

 LUCAS EVANGELISTA, OU DA FEIRA.

                LUCAS EVANGELISTA OU LUCAS DA FEIRA OU SIMPLESMENTE  (NEGO LÚ) COMO ERA CONHECIDO NASCEU  NA FAZENDA SACO DO LIMÃO ENTRE BELÉM E CAPOEIROSUL MUNICÍPIO DE SÃO FÉLIX  PERTO DE CACHOEIRA. EM 18 DE OUTUBRO DE 1807.  FAZENDA DE PROPRIEDADE DO PADRE JOSÉ ALVES FRANCO, TAMBÉM O NEGRO LÚ ERA ESCRAVO DE PROPRIEDADE DO PADRE JOSÉ FRANCO.
 
                LOGO  QUE O SACERDOTE VEIO A FALECER, O NEGRO LÚ FOI TRABALHAR COM O PAI DO PADRE, O SENHOR ÁLFERES JOSÉ ALVES FRANCO. HOMEM RICO E DE NATUREZA DURA,.MOTIVO PARA O LAVRADOR E CARPINTEIRO LUCAS SE REBELAR.E VIRAR MALFEITOR.
 
              O NEGRO LÚ E SEU BANDO ATERRORIZAVAM AS FEIRAS LIVRES, VILAS E FAZENDAS DA REGIÃO DE FEIRA DE SANTANA, E ARREDORES DA FAZENDA TAMBOATÁ, HOJE O CONHECIDO MUNICÍPIO DE SERRINHA, ONDE NA ENTRADA DO POVOADO SAQUINHO, ATÉ HOJE EXISTE UM LUGAR CHAMADO PONTO DO LUCAS.
 
               O BANDIDO ESCRAVO CONSEGUIU FORMAR UMA QUADRILHA DE 8 FACÍNORAS ONDE ELE ERA O CHEFE MAIOR.  NOMES DO BANDO DE LUCAS:  FLAVIANO, NICOLAU, BERNARDINO, JANUÁRIO, JOSÉ, E JOAQUIM. OS OUTROS DOIS NÃO FORAM IDENTIFICADOS POR SEREM TODOS ESCRAVOS FUGIDOS.
 
                 LUCAS FOI PRESO EM 28 DE JANEIRO DE 1848, E FOI JULGADO E CONDENADO A MORTE EM FORMA DE ENFORCAMENTO, EM 26 DE SETEMBRO DE 1849.
 
                 NO CAMPO DO GADO EM FEIRA DE SANTANA BAHIA... SEGUNDO O MEU AVÔ O SENHOR GUILHERME PEREIRA QUE NASCEU NO CAQUENDE DE BELÉM MUNICÍPIO DE CACHOEIRA, QUE TAMBÉM FOI ESCRAVO, AFIRMA O VELHO GUILHERMINO QUE O NEGO LÚ NÃO ERA GENTE, E SIM, UM ESPÍRITO DO ALEM,  PORQUE O NEGO SE ENVULTAVA NA FIGURA DE UM PORCO OU UM CACHORRO OU ATÉ MESMO NO TOCO DE ÁRVORE.
 
                 SEGUNDO O MEU AVÔ, A MÃE DE LÚ ERA A MAIOR YORIXÁ  POMBA GIRA,  DE CACHOEIRA QUE ELA VEIO AMARRADA NO PORÃO DO VAPOR NEGREIRO DA COSTA DO MARFIM NA ÁFRICA...
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário