Seguidores

domingo, 7 de agosto de 2011

Fazenda Poço do Negro - Por: Ana Lúcia


Professora Ana Lúcia na fazendo Poço do Negro

Professora Ana Lúcia, em visita à famosa Poço do Negro. 

Recentemente visitei a cidade de Floresta e resolvi também fazer uma visita especial ao senhor

http://www.interjornal.com.br/fotos/imgnot_8242456_1_norm.gif

João Gomes de Lira, morador importante da famosa vila de Nazaré. Ex- soldado da Polícia Militar de Pernambuco que, junto com outros soldados nazarenos, combateu Lampião e seu grupo com muita valentia. 

http://ternoechinelo.com.br/wp-content/uploads/2011/07/maria-bonita3.jpg

Uma pessoa muito querida e respeitada por todos. O povoado de Nazaré foi um dos lugares de muitas escaramuças praticadas por este terrível bandoleiro.
Alguns quilômetros da vila de Nazaré, dentro de um cercado particular e ao lado de um assentamento, encontra-se a Fazenda Poço do Negro ou, o que restou dela; que foi a primeira residência dos Ferreira após uma apressada mudança de Serra Talhada. 

http://1.bp.blogspot.com/_r2By3wEWqjc/SefV1OnnzhI/AAAAAAAAACo/3vHjemUokfQ/s1600/jose-saturnino-de-barros.jpg

Vieram para Nazaré fugindo das contendas do vizinho, o então inimigo Zé Saturnino, buscando um pouco de paz. O que não aconteceu.


Poço do Negro está abandonada. Esta foi à constatação que fiz logo ao entrar no antigo território dos Ferreira. Ao lado observa-se o pé de umbu-cajá plantado por Lampião, assim atribuída a ele esse feito, com suas folhas caindo sendo levadas pelo vento, amareladas, de tronco envelhecido pelo tempo, o que é natural, mas viva, bem viva, e de frente as ruínas da casa de tijolos grandes e vermelhos que o tempo também se encarregou de levar, de desfazer. Alguns objetos da casa foram levados como forma de “lembrança histórica,” como pilão, ralador, moedor e até talheres e copos deixados por eles numa segunda mudança para Alagoas, assim dizem os antigos moradores sobre este fato. Do outro lado, observa-se a Serra do Pico em que Lampião por muitas vezes ao avistá-la, guiava seus rumos por este sertão.
Poço do Negro merecia ser preservada, merecia que pessoas compromissadas com a História do Brasil mantesse este importante Sítio Histórico de pé, é muito triste quando vimos uma parte relevante de uma época sendo esquecida e desprezada, sabemos o quanto é complexo este processo de preservação, por isso, é sempre bom conhecermos mais, valorizarmos mais, participar e divulgar esse lado da História de forma sensível e dinâmica.

Abraço a todos do Cariri Cangaço,
Professora Ana Lúcia


Extraído do "Cariri Cangaço"

Um comentário:

  1. rubelvam lira03:58:00

    Que posso dizer!Só agradecer a Anninha por postar fotos e contar algumas historias do meu pai e do nosso querido lugar, obrigado, obrigado Anninha.

    ResponderExcluir