Seguidores

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

LUSA PIANCÓ VILAR E SERAFIM PIANCÓ


Sou bisneta de Serafin Piancó o qual chegou às terras da Maniçobas em 1877, com 9 anos de idade, egresso do Vale do Piancó. Serafin, portanto, era um dos quatro irmãos a quem esse artigo se refere. 

 

Meu pai, Antônio Piancó Sobrinho, filho de João Inácio de Lima, neto de Serafin (falecido em 1991), foi político atuante no município de Itapetim, tendo sido eleito vereador em 1954 pela primeira bancada depois da emancipação do município. Vereador nos anos 54 foi reeleito em 1959 e em 1963 foi eleito prefeito do município, tendo seu mandato prorrogado até 1969 por força da revolução de 1964. 

Anteriormente Itapetim foi chamada de Umburanas e pertencia ao Município de São José do Egito, conquistou a sua independência pelo Decreto Lei nº1818 de 29 de dezembro de 1953. Atualmente as terras da Maniçobas, por herança, são de minha propriedade. Ganhei do meu Tio Benone Piancó de Lima (já falecido) a foto original desta postagem, a qual havia colocado em meu Blog “Raízes”, mas retirei por não ter certeza do histórico que me foi repassado. Ao consultar parentes mais velhos eles ratificaram o que aqui se encontra escrito e irei postar novamente. 

O senhor Esnaildo, deixou uma mensagem no mural do meu Blog “Os Netinhos” com o seguinte teor: “gostaria de saber se o Piancó que vocês registram é o mesmo Piancó cidade da Paraíba, sou um grande pesquisador de Piancó, um forte a abraço.”

Agradecendo a visita ao blog, afirmo-lhe que sim, minhas raízes estão fincadas no Vale do Piancó, pois de lá vieram meus antepassados. Não conheço a Cidade de Piancó, ainda farei uma visita a essa terra mãe dos meus familiares, embora não tenha tido o privilégio de conhecer o Velho Patriarca Serafin Piancó, o qual faleceu 3 dias após o meu nascimento, tampouco o meu avô João Inácio de Lima que faleceu de acidente automobilístico, deixando minha avó Maria Cândida de Lima (Conceição Piancó, assim era chamada) com dez filhos, entre eles meu pai com 15 anos, temos muito orgulho das nossas raízes, tanto é que criei um blog e apesar do pouco tempo que disponho, estou tentando contar uma história familiar que vem de longas datas. 

Minha irmã Fátima Piancó, escreveu um livro também intitulado “Raízes”, em prosa e versos, ela deixa para os mais novos, histórias de muitas histórias que jamais deverão ser esquecidas.

Endereço do “Raízes” : http://raizeslusavilar.blogspot.com/

Endereço do “Netinhos” : http://wwwbloglusavilar.blogspot.com/

Lusa Piancó Vilar


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Você é criativo, amigo, de um simples comentário fez uma linda postagem. Muito obrigada, por todas as atenções que tenho recebido. Tenho tentado refazer os passos dos meus antepassados, além de querer deixá-los registrados para a minha posteridade, tenho consciência de que a minha história familiar se mistura a própria História da minha terra, pois, entre seus membros figuram homens e mulheres que contribuiram para o desnvolvimento do nosso Município de Itapetim, do ponto de vista político, social e econômico. Amo minha família e tenho muito orgulho de pertencer a ela. E sou muito grata aqueles que, como você, se deparam comigo e me prestigiam com gentilezas dessa envergadura. Obrigada, muito obrigada, mesmo. Um abraço.

    ResponderExcluir