Seguidores

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Existia amor no Cangaço?

Por: Pedro Luis

Acredito que o cangaço significava uma fuga, para os homens vários motivos foram expostos, mas basicamente restringiam-se a dois: vingança e ganância; da mesma forma representava uma alternativa à vida que se apresentava. Os cangaceiros eram admirados e temidos, não há como negar o imenso atrativo desta “progressão social” quase que imediata, passava-se do sertanejo preso ao patrão (ou condição de vida), ao conhecido e principalmente livre, homem “respeitado”. 


São palavras de Virgulino após a morte de seu pai: “minha casa agora será debaixo de meu chapéu”. Para as mulheres abria-se um novo mundo, uma saída diferente para o resto de seus dias, experiências novas, estariam livres da sina sertaneja de suas antepassadas (procriar, cuidar da cozinha e dos filhos), viveriam aventuras nunca imaginadas, amorosas inclusive. 

São experiências de vida, que só permitem uma avaliação após sua ocorrência. Todos viveram e pagaram sua conta, cada qual de uma forma, daí, em alguns casos poderia surgir o remorso na hora de prestar contas com as consequências de seus atos: o afastamento da terra natal, da família, dos laços afetivos/comunitários (que o digam Moreno e Durvinha), florescendo profundo sentimento de amargura e rancor em relação ao passado. 

cangaceiro_Moreno

Na minha opinião coexistiam: amor, ódio, medo, ganância, soberba, vingança, coragem, desprendimento, crueldade, alegria, tristeza, amargura, decepção, arrependimento, afinal, eram seres humanos...

Pedro Luís - Crato, CE

Diretor do GECC
Conselheiro Cariri Cangaço
Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário