Seguidores

sábado, 11 de fevereiro de 2012

MORRE DONA MOCINHA IRMÃ DE LAMPIÃO REI DO CANGAÇO


Maria Ferreira Queiroz, conhecida como dona Mocinha, morreu na tarde desta sexta-feira (10), em São Paulo, aos 102 anos. Ela era a única irmã viva de Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião. Segundo a família, ela foi internada horas antes de falecer com problemas pulmonares, mas não resistiu.

O corpo será levado ao Velório Salete, em Santana, na Zona Norte de São Paulo, e o sepultamento será feito no Cemitério Chora Menino, às 12h deste sábado (11).

A idade de dona Mocinha sempre foi motivo de discussão entre estudiosos do cangaço. O documento de identidade da irmã de Lampião indica que ela nasceu em 8 de janeiro de 1906, portanto, ela teria completado 106 anos, mas ela sempre se recusou a afirmar que tivesse essa idade, alegando que não era por vaidade. Ela tem outro documento que aponta a data de nascimento em 11 de janeiro de 1910. Era por este documento que dona Mocinha costumava se identificar, de acordo com o neto Marcos Antonio Tavares, 53 anos.

Antonio Amaury, Aderbal Nogueira e Sabino Bassetti

O pesquisador e historiador Antônio Amaury Correia, que mora perto de dona Mocinha, foi um dos responsáveis por descobrir a segunda data de nascimento da irmã de Lampião. "Ela tinha dois documentos. Até hoje não sabemos com certeza qual era a idade dela", disse ele ao G1.


"Foi uma grande perda. Apesar de ela não ter vivido a história do cangaço, já que era muito pequena quando Lampião estava atuando, ela sempre foi uma referência histórica", afirmou o historiador e especialista em cangaço, João de Sousa Lima.

Fonte: G1.com

Um comentário:

  1. È lamentável a morte de Dona Mocinha irmã do famoso Capitão das Caatigas Virgulino Ferreira da Silva o heroi cangaceiro que seu é conhecido no mundo inteiro, com a morte morre um pouco da história do cangaço, morre um pedaço de Lampião. Ela viveu bem o cangaço, pois ela nasceu em 1910, quando Lampião foi morto ela já tinha 28 anos, quase a maioria dos cangaceiros eram mais novos do que Dona Mocinha, Sila é de 1924 mais nova do que ela 14 anos viveu o cangaço imagine ela que era de 1910. Perdão ao grande historiador João de Sousa Lima, que diz que no cangaço ela era muito pequena, e não viveu mesmo quando Lampião começou ela já tinha 10 anos e quando terminou ela já era casada inclusive tem uma foto de Dona Mocinha com Lampião e outros irmãos, parentes em 1926exemplo Maria Bonita era mais nova e conviveu no Cangaço 09 anos ou 08 anos. Dona Mocinha era uma história viva que deixa uma lacuna na história do cangaço e Lampião e pra dizer melhor no Nordeste btasileiro. Palavras de Nelci Lima da Cruz, Historiador, Escritor e Poeta de Santa Luz-Bahia

    ResponderExcluir