Seguidores

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dia da Caatinga por onde andaram vários cangaceiros famosos

CAATINGA
Caros amigos leitores nordestinos, no dia 28 de abril foi comemorado o Dia Nacional da Caatinga (instituído por decreto presidencial em 2003). Por se tratar de uma mata onde andaram vários cangaceiros famosos do Brasil, resolvir postar sobre esse bioma que ainda nos dias de hoje está esquecido pelos nossos governantes.
SÃO PEDRO CHANEL
Também foi consagrado o dia de São Chanel, padre marista e mártir francês, morto a paulada na Ilha de Fidji quando pregava a palavra de Cristo.
O que nos interessa agora é a caatinga, que na língua Tupi-Guarani significa Mata Branca, um mundo vasto do semiárido nordestino, onde andaram os cangaceiros, riquíssima biodiversidade ameaçada de extinção, tão maltratada que até o seu Dia é esquecido. No Rio Grande do Norte, então. Ou tem alguma coisa no calendário da Secretaria de Agricultura e Pecuária? Serve também para a Secretaria de Recursos Hídricos, a de Meio Ambiente. Tem alguma coisa em suas agendas? E os meninos das escolas são lembrados da Caatinga?
A revista EcoNordeste, editada pela Editora Assaré, de Fortaleza, no seu número de março - que leio agora - põe a Caatinga na capa, cobrando do Congresso a aprovação do da PEC que transforma este nosso bioma em patrimônio Nacional, juntamente com o Cerrado. Esta proposta de Emenda Constitucional se arrasta há 17 anos no Congresso. O editorial da revista também é sobre o Dia da Caatinga. Está escrito assim:
- Em 28 de abril comemoramos o Dia da Caatinga. O Bioma único, exclusivamente brasileiro, é o menos protegido do País, desconhecido como floresta e em avançado processo de destruição, a Mata Branca está no vermelho, e o mundo, ainda vai nos cobrar por isso, como escreveu um dia, o jornalista Tarik Otoch.
- De todas as terras secas do planeta, é a mais rica em biodiversidade? São 932 espécies de plantas, 138 mamíferos e 510 aves, das quais muitas endêmicas (só existem por aqui). Mas sua fauna silvestre tem 32 espécies ameaçadas de extinção.
- É uma das áreas mais vulneráveis às mudanças climáticas no Brasil e no mundo. Poderia nos fornecer muitos conhecimentos dentro do processo de adaptação ao fenômeno do aquecimento global, mas as projeções climáticas apontam para a destruição dela. Vai diminuir a frequência de chuva, os solos ficarão mais pobres e haverá grande impacto sobre a biodiversidade. O Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) de 2007 que algumas áreas serão inabitáveis.
- Uma vez, o ambientalista Mário Mantovani (SOS Mata Atlântica) disse que é na Caatinga "onde a gente está mais devendo no Brasil, continua sendo a  grande dívida social e ambiental do País". A Caatinga merece o mesmo tratamento dos demais biomas, como por exemplo, ser protegido pela Constituição.
- As vésperas de completar a maioridade, vítima da morosidade do Congresso Nacional, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 115/95) continua aguardando a boa vontade dos deputados para ver corrigido o equívoco da Constituição de 1988, que não reconheceu o Bioma como patrimônio nacional."
FONTE: TRIBUNA DO NORTE
Adquirido no blog do Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário