Seguidores

terça-feira, 24 de abril de 2012

JOÃO DA ESCÓSSIA, PRIMEIRO XILÓGRAFO POTIGUAR

JOÃO DA ESCÓSSIA

Nascido em 1873, era jornalista, xilógrafo, "herdeiro do espírito combatente de seu genitor -Jeremias da Rocha Nogueira". Faleceu em 14 de dezembro de 1919. Dirigiu o jornal O Mossoroense de 1902 até sua morte.

Na segunda conferência do I Ciclo de Conferências e Estudos Mossoroenses, em agosto de 1958, o jornalista e escritor



Jaime Hipólito Dantas assim se expressou: "De João da Escóssia, pode-se dizer, primeiro que tudo, que se tratava de um artista de primeira ordem. Era um admirável xilógrafo, com uma capacidade simplesmente extraordinária para retratar, em madeira, com o auxílio de um mero canivete, figuras do seu tempo ou de outras épocas, como ainda objetos, fatos ou alegrias para a ilustração de notícias ou reportagens.

A arte do xilógrafo João da Escóssia estaria a merecer um estudo à parte por um entendido na matéria. Como se explicar que um homem do interior, sem qualquer estudo especializado, haja chegado a dominar com tal perfeição a arte, não tão fácil, da xilogravura? Possuía o artista o senso  da observação dos detalhes mais diminutos.

Parecia ser ágil, sutil e penetrante. “Uma vocação, sem dúvida, de puro retratista, que a província, na pequenez das suas proporções, no incolor da sua vida no princípio do século, não pode devidamente valorizar”.

ADENDO

ARTE DE XILOGRAVURA FEITA POR JOÃODA ESCÓSSIA

O Jornal "O Mossoroense" completará no dia 17 de outubro deste ano,  140 anos, tendo como fundador Jeremias da Escóssia Nogueira, e é o terceiro mais antigo do Brasil e o quarto da América Latina. O Diário de Pernambuco e o Jornal do Commercio do Rio de Janeiro, ocupam a 1ª e 2ª posiçoes.

Posições:

1 - Diário de Pernambuco - 7 de Novembro de 1825
2 - Jornal do Commercio do Rio de Janeiro - 1º. de Outubro de 1827
3 - Jornal O Mossoroense" - 17 de Outubro de 1872. 

 Informações extraídas do blog: "Xilografia"

Nenhum comentário:

Postar um comentário