Seguidores

sábado, 14 de abril de 2012

TITANIC 100 ANOS – A NOTÍCIA EM TERRAS POTIGUARES

Por: Rostand Medeiros
 
 
Meus amigos e amigas, em meio a passagem pelos 100 anos do afundamento do navio de passageiros TITANIC, fato já tratado anteriormente em nosso blog TOK DE HISTÓRIA 


(Ver – http://tokdehistoria.wordpress.com/2012/03/27/titanic-100-anos/), trago a vocês neste novo material, uma ideia de como aquela aquela tragédia chegou nos dois principais jornais, das duas maiores cidades do Rio Grande do Norte. No caso foram os jornais “A Republica”, de Natal e “O Mossoroense”, da cidade de Mossoró.
E são matérias bem interessantes.

RELATO DE UM PROFESSOR INGLÊS

Quem lê este blog já percebeu que normalmente eu não recorto,  a partir de uma foto JPEG, uma interessante notícia de um jornal antigo e publico sem comentar nada.


Eu sempre leio a notícia e faço considerações, escrevo opiniões, comentários, etc.

Mas a vida está tão corrida, que dessa vez vou publicar direto para vocês lerem duas histórias interessantes, que dão uma pequena mostra da repercussão daquele sinistro marítimo em todo o Mundo.

No caso do jornal “A Republica” trás o relato de um cidadão de nome “Bresley”.

Procurando no incrível site http://www.encyclopedia-titanica.org encontrei a informação que no barco salva vidas de número 10 havia um professor de 34 anos, passageiro de 2ª classe, embarcado no porto inglês de Southampton e chamado  Lawrence Beesley. Apesar da diferença de garfia no nome, acredito que é a mesma pessoa.

O professor Lawrence Beesley

Segundo o site sobre o navio este cidadão  concedeu várias entrevistas a jornais ingleses, americanos e canadenses e uma destas entrevistas foi traduzida e copiada pelo jornal natalense, ou já recopiada de outro jornal brasileiro.

Consta que Beesley  tinha o bilhete número 248698 e este lhe custou 13 Libras. Ele estava na sua sua cabine D-56, quando o acidente aconteceu, presenciou os fatos, salvou-se e depois narrou os acontecimentos.

Consta que ele escreveu um livro e chegou a participar como consultor de um dos filmes feitos sobre o naufrágio e faleceu em 14 de fevereiro de 1967, com a idade de 89 anos.

O relato que segue está como no original e segue sequenciado.



 

UM NAVIO LUXUOSO

A próxima notícia foi publicada no principal jornaL da cidade de Mossoró.
Inicialmente é bastante interessante a explicação, no começo da matéria, do então diretor do jornal, João da Escossia, de como ele havia conseguido aquele relato.




Em linhas gerais a edição do dia 20 de maio de 1912 de “O Mossoroense” , mostra não um relato de um sobrevivente, mas o que havia de luxuoso no navio e mostra o fausto das cabines mais luxuosas.

Infelizmente um pequeno pedaço da no0tícia já estava destruído e o fotógrafo que clicou o0 antigo jornal, nesse caso eu mesmo, tremeu um pouco.

Peço desculpas, mas acho que é possível conhecer mais deste episódio centenários, que em linhas gerais é um macrocosmo de tudo que ocorre a humanidade.






Na tragédia do TITANIC não faltaram exemplos de excesso da soberba humana, da falta de humildade diante da natureza, da indiferença diante do desespero, de egoísmo, de covardia,  indisciplina, de terror diante da morte e até as diferenças de classe estiveram ali presentes na tragédia.
Mas também não faltaram exemplos de coragem, de cumprimento ao dever, de solidariedade, de compaixão, de estoicismo, de fidalguia, de devotamento ao próximo, de humanidade.
Talvez por isso e por muito mais, o Mundo todo relembra esta tragédia.

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Extraído do blog: "Tok de História", do hstoriógrafo Rostand Medeiros

http://tokdehistoria.wordpress.com/2012/04/12/titanic-100-anos-a-noticia-em-terras-potiguares/

Nenhum comentário:

Postar um comentário