Seguidores

sábado, 14 de abril de 2012

Conversando com sua História trata do tráfico de escravos e etnicidade


Na próxima segunda-feira, dia 16, às 17h, acontece a 10ª edição do curso Conversando com a sua História, na Sala Katia Mattoso, 3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia - Barris. Nesta edição o evento oferece palestra dos professores convidados Cândido Eugênio Domingues de Souza (Ufba) e Carlos Francisco da Silva Júnior (FPC).

Voltado para estudantes, pesquisadores e amantes da História, os professores pesquisadores tratarão sobre o Tráfico de escravos e etnicidade: capitães negreiros e africanos da Bahia do século XVIII (1700-1760).

Os encontros seguem até outubro, sempre às segundas-feiras, a partir das 17h, na Sala Katia Mattoso, 3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia - Barris.

Neste primeiro mês, o curso Conversando com sua História é dedicado ao tema: “Escravidão e Liberdade”. Durante todas as segundas-feiras de abril, serão oferecidas aulas gratuitas sobre aspectos da história, ministradas por especialistas e pesquisadores.

Nas últimas edições, o público assistiu às aulas do historiador de Ubiratan Castro de Araújo, do antropólogo Luiz Mott, ambos abriram o curso no dia 2, e do professor Francisco Eduardo Torres Cancela, da Uneb.

O curso - tem por objetivo de promover a difusão do conhecimento a cerca da História da Bahia. Nos últimos nove anos o Conversando com sua História vem convidando a sociedade baiana a conhecer a sua história, oferecendo uma permanente oportunidade de reunir a comunidade acadêmica e o público em geral, instigado em debater questões e problemas ligados a história colonial, imperial e republicana do nosso Estado.

O acesso ao evento se dará mediante inscrição gratuita prévia, que permanecerá aberta durante todo o evento, de modo a permitir aos interessados formalizarem inscrição por e-mail ou telefone, em tempo oportuno, para participarem do curso. Aqueles que tiverem presença registrada em 75% dos encontros receberão certificado de participação.

O curso é promovido pelo Centro de Memória da Bahia (CMB), espaço do conhecimento vinculado à Fundação Pedro Calmon/SecultBA.

SERVIÇO
O quê: Curso Conversando com sua História
Palestrantes: Cândido Eugênio Domingues de Souza (Ufba)

e Carlos Francisco da Silva Júnior (FPC).
Local: Biblioteca Pública do Estado da Bahia /

Auditório Kátia Mattoso (3º Andar)
Horário: 16h Inscrição: Gratuita

http://uranohistoria.blogspot.com.br/2012/04/conversando-com-sua-historia-trata-do.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário