Seguidores

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Chico Cardoso, do site Caldeirão Político entrevista João de Sousa Lima


ENTREVISTA COM O PROFESSOR, HISTORIADOR E PESQUISADOR JOÃO DE SOUSA LIMA, DE PAULO AFONSO - BA

CALDEIRÃO POLÍTICO - O São João está morrendo também na Bahia?

João de Sousa Lima - na Bahia, principalmente em Paulo Afonso, ainda mantemos a tradição das quadrilhas juninas, existindo ainda premiações com disputas entre bairros e povoados. O São João de minha cidade ainda é uma realidade onde podemos além de assistirmos as quadrilhas saborearmos pamonhas, canjicas, milhos cozidos, xerém com galinha, arroz doce, mungunzá, amendoim, bolho de milho, tapioca e o quentão.

CALDEIRÃO POLÍTICO - Por que a morte das tradições?

JSL - o mundo passa pelo um processo de tecnologia onde a novidade atrai uma juventude em suas atitudes bitoladas com a busca de novidades. Não devemos ficarmos alheios aos avanços tecnológicos, porém devemos utilizá-la para o crescimento da humanidade sem perdermos o foco de nossas raízes, não podemos esquecer as coisas do passado que nos direcionaram para a atualidade, nossas tradições não podem morrer, devemos acompanhar os avanços sem perdermos de foco a essência do que nos elevou enquanto seres humanos. Nossa cultura, nosso patrimônio histórico de vida, as raízes do nosso povo e o entendimento das coisas de nossas gerações nos remetem ao engrandecimento e uma compreensão do nosso futuro, um povo sem passado será no presente um povo sem futuro. 

CALDEIRÃO POLÍTICO - O que o povo baiano guarda da figura histórica de Delmiro Gouveia?

JSL - pela proximidade com a cidade de Delmiro Gouveia e por ter sido em Paulo Afonso, nas margens da cachoeira, que Delmiro construiu a primeira usina hidroelétrica do nordeste e a segunda do Brasil, que ele representa muito para o nosso crescimento e o progresso de nossa região. Delmiro Gouveia foi um homem visionário e um grande empreendedor, deixando seu nome gravado como um dos maiores brasileiros no livro do crescimento industrial brasileiro.

CALDEIRÃO POLÍTICO - É verdade que o rio São Francisco está secando?

JSL - o Rio São Francisco vem sofrendo degradações ao longo do tempo e esse processo degenerativo leva esse grandioso mar de águas doces a ser no futuro um córrego agonizante.

CALDEIRÃO POLÍTICO - O que significa Luiz Gonzaga para o Estado da Bahia?

JSL - Luiz Gonzaga é a nossa maior representividade cultural nordestina e um dos maiores artistas brasileiro. Luiz Gonzaga é símbolo maior, exemplo de uma trajetória que merece o mais puro reconhecimento da nação sertaneja e nordestina, ícone do seu povo, pessoa a ser entendida no seu mais profundo palco artístico.

CALDEIRÃO POLÍTICO - O que marca para vocês baianos, a Usina de Paulo Afonso?

JSL - fonte de progresso, de geração de empregos, porém sem deixar de reconhecer que a natureza pagou um alto preço e que existe entre os dois um abismo, uma dívida permanente e impagável. 

CALDEIRÃO POLÍTICO - O que representa a história de Lampião, para o Estado da Bahia?

JSL - a Bahia e todo nordeste viu passar em suas terras as figuras dos cangaceiros. Devemos hoje registrar os fatos históricos, colhermos os frutos do que o cangaço representa através da cultura, dos textos, do teatro, da xilogravura e do turismo. A cidade de Paulo Afonso é uma das cidades que tem hoje seu calendário de eventos com pautas voltadas para o cangaço e é também uma das Rotas  turísticas da região. 

CALDEIRÃO POLÍTICO - Fale do governo Dilma Roussef até agora. 

JSL - vem seguindo um calendário que já existia, termina tendo um governo sem muita representividade em torno do clima criado por ser a primeira mulher eleita como presidente do país. 

CALDEIRÃO POLÍTICO - E o governo Jackson Wagner?

JSL - Wagner não foi dos piores, em certos momentos foi mal assessorado, mais teve boas intenções e conseguiu fazer um governo satisfatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário