Seguidores

sexta-feira, 8 de junho de 2012

LAMPIÃO TINHA TUDO O QUE NECESSITAVA - (REUNIÃO ANTES DE SUA MORTE)

Por: Sabino Bassetti

Amigos do Cariri Cangaço,
    
No meu entender, os motivos de Lampião se manter vivo por tanto tempo na vida bandida foram vários. Um deles é o fato dele respeitar o inimigo, não brigando quando não havia possibilidade de vitória como no caso do ataque a Mossoró e, outros de menor vulto. Outro motivo podemos dizer que seja o apoio que Lampião recebia dos coiteiros das mais diferentes classes. Tenho também que citar liderança que Lampião tinha sobre seus cabras não importando a importância que este ou aquele tivesse no grupo. E por fim a coragem natural que o rei dos cangaceiros possuía.

Quanto a ligação que Lampião tinha com coiteiros e protetores de grande projeção, era importante e  proveitosa para os dois lados

Sendo amigo e, prestando favores a Lampião, o fazendeiro, comerciante ou qualquer pessoa importante não teria suas propriedades, seus empregados e também suas famílias molestadas pelo cangaceiro.
           
Em contra partida, Lampião tinha em suas mãos tudo aquilo que nescessitava com bastante facilidade. Além disso, negociar com Lampião, era uma razoável fonte de renda. Mas não podemos negar, que existiram coiteiros importantes que serviam a Lampião apenas por amizade. Como exemplo das desvantagens de não se ter um bom relacionamento com Lampião, é lembrarmos do coronel Petronilo Reis, que logo depois de conhecer Lampião tornou-se seu inimigo sofrendo então enormes prejuízos.           
          
Tempos depois da morte de Lampião, falou-se que ele iria se encontrar com seus sub grupos em Angico, para tratar, da sua retirada do cangaço ou uma possível mudança de ares. Porém, poucos dias antes de Lampião chegar em Angico, ele esteve reunido com diversos de seus sub grupos e não tocou nesse assunto. Durante a semana que esteve em Angico, também lá esteve pelo mesmo período

Foto feita quando Zé Sereno já estaa liberto

Zé Sereno e todo seu grupo e, Lampião não disse uma palavra a ninguém a respeito de abandonar o cangaço ou o nordeste como se cogitou. O encontro de Angico foi apenas mais um encontro rotineiro de Lampião e seus sub grupos.
            
Taí meu caro Severo, espero que seja isso que o amigo queria. Estou a sua disposição para qualquer tipo de colaboração que eu possa dar.

Como se diz aqui no interior de São Paulo: "nóis num entende muito, mais nóis vai empurrando devagar".

Sabino Bassetti
Adendo

 "Lampião não disse uma palavra a ninguém a respeito de abandonar o cangaço ou o nordeste como se cogitou". (Sabino Bassetti)

Não querendo desmerecer o excelente artigo que escreveu o nobre escritor Sabino Bassetti, e não tenho autoridade para isso, e concordo com tudo que ele fala,  apenas apresentando o outro lado da moeda.  

Realmente não se tem informação que Lampião tinha planos de abandonar o cangaço, e que a própria cangaceira 


Sila disse ao pesquisador do cangaço Alfredo Bonessi, que na noite anterior à chacina, ela e Maria Bonita ficaram sentadas em uma pedra, lá na Grota de Angico, enquanto a rainha fumava, cujo respeito ela mantinha, não fumar na frente do rei Lampião.  

No momento Maria revelou que aquela vida já não aguentava mais, e que já tinha convidado o rei Lampião para sair da vida que levava.


O rei Lampião  não aceitou a proposta da sua rainha Maria Bonita, respondendo-lhe  que jamais deixaria o seu movimento.



Segundo Manoel Dantas Loyola, o ex-cangaceiro apelidado (Candeeiro), que mora em Buíque - PE, que cedeu um depoimento ao cineasta e pesquisador do cangaço


Aderbal Nogueira,  fala claramente que na reunião que o rei Lampião fez à noite anterior à chacina de Angico, em Sergipe, com os seus comandados, dizendo-lhes que estava  com planos de ir para Minas Gerais. Quem quisesse ficar que ficasse. 

Certo que em nenhum momento Candeeiro fala que Lampião tinha planos de abandonar o cangaço, mas de fugir para o Estado de Minas Gerais, isso ele fala claramente.

Se o ex-cangaceiro Candeeiro fantasiou o que afirma no vídeo abaixo, que Lampião queria sair do seu amado nordeste e ir para Minas Gerais, aí é outra história.

Vamos ver o depoimento do cangaceiro Candeeiro?


Laser- vídeo - Aderbal Nogueira
Cariricangaco.blogspot.com
lampiaoaceso.blogspot.com
blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário