Seguidores

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Reliquías que pertenceram ao cangaceiro José Baiano

Por: Guilherme Machado
[semp+020.jpg]

Pertences encontrados na Lagoa Nova, povoado Alagadiços, município  de Poço Redondo - Estado de Sergipe. Tralhas encontradas, após sua morte, terrivelmente esquartejado.


Fotografia do bandido Zé Baiano na Fazenda Jaramataia, de propriedade do governador de Sergipe, Eronildes de Carvalho, no município de Canhoba - Sergipe,  no ano de 1929.


Pistola automática Lugger:  modelo: Parabellum do ano de 1906 (Alemanha), achada entre os pertences  do bandido Zé Baiano, na Lagoa Nova, no povoado de Alagadiços -  Poço Redondo – Sergipe,  lugar onde mataram e  esquartejaram  o bandido.


Punhal Longarina com  cabo de fundo arredondados,  tipo facão, cravejado em ouro e folha em aço,  enferrujado; foi encontrado juntamente com o parabellum do bandido,  Zé baiano.

 

Ferro de ferrar animais, com as iniciais "jb" José Baiano; com este ferro o terrível cangaceiro ferrou várias mulheres nas faces, nádegas, tábua do queixo e virilhas; também achado juntamente com a pistola e o punhal.


Nesta gruta que fica em Poço Redondo, o cangaceiro ferrador gostava de passar noites e noites. um belo esconderijo para se livrar das forças volantes.

(Observação):  As fotografias foram cortesia  do pesquisador:  Sílvio Filho:  da cidade de Nossa Senhora da Glória - Sergipe, exceto foto de "jb" na fazenda Jaramataia em 1929!. Esta faz parte do acervo do Portal do Cangaço da Bahia.

Extraído do blog: 

Portal do Cangaço de Serrinha - Bahia

http://portaldocangaco.blogspot.com.br/2012/06/reliquias-que-pertenceu-ao-cangaceiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário