Seguidores

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

As trincheiras de Rodolfo, em 1927: VIII - A trincheira do Telégrafo

Imagem 01 - A trincheira do Télegrafo, 1927

Rua do Triunfo, 99, paralela à Praça Vigário Antonio Joaquim, zona central, Mossoró-RN. Neste número, em 13/06/1927, estava situado o sobrado do Telégrafo Nacional, que tornou-se em mais uma trincheira de defesa ao assalto de Lampião, (1900-1938), à cidade de Mossoró. Esta edificação, naquela data, foi o Quartel General da Polícia. Mirabeau Melo, chefe da Estação Telegráfica e o Tenente Laurentino de Morais, segundo informa Raul Fernandes, não pregaram olhos durante a noite anterior ao assalto, comunicando-se com Natal e organizando defesas.

Os funcionários que permaneceram no trabalho - Moacir da Cunha Melo, Mário Vilar de Melo e Alcides Magalhães. Estavam armados - Mirabeau Melo, com um rifle e quinze balas, o dentista José Furtado de Castro, o advogado Gilberto Stuart Gurgel, os oficiais Laurentino de Morais, Abdon Nundes de Carvalho, João Antunes e o Soldado João Arcanjo de Oliveira.

Estavam desarmados - os Padres Luiz Mota, (1897-1966),  Ulisses Maranhão e o Cônego Amâncio Ramalho. Outros civis que fizeram parte desta trincheira, na categoria de desarmados, foram: Cornélio Mendes, José Gomes, Antônio Araújo, Júlio Ramalho, técnico da Usina Força e Luz, o comerciante João Fernandes de Queiroz, o chofer contratado da Polícia, Homero Couto, Manoel Leandro Bezerra, guarda do telégrafo, Francisco P. de Souza, mensageiro, e, Cícero Leandro.

A imagem 01, esta foto foi realizada, no dia seguinte, ao após o ataque, pelo fotógrafo José Octávio Pereira Lima, proprietário do Foto Octávio, da cidade de Mossoró-RN. Embora a imagem não esteja nítida, mas é possível detectar, no centro da mesma, as figuras dos clérigos Padre Mota e o Cônego Amâncio Ramalho.
Telégrapho Nacional - Mossoró - 1927
(este prédio fica ao lado da Mesa de Rendas, hoje Secretaria de Tributação Estadual)

Citarmos as fontes é respeitar quem pesquisou e dar credibilidade ao que escrevemos. Télescope.Fontes: FERNANDES, Raul. ( 09-09-1908-1998). A Marcha de Lampião, Assalto a Mossoró. 7a. edição, Coleção Mossoroense, Volume 1550,  Fundação Vingt-un Rosado, outubro de 2009; Provável autor da fotografia 01: Foto José Octávio, Mossoró-RN;  Índice das Matérias Publicadas em Memória Fotográfica.


Próxima Trincheira a ser postada: IX
Escrito por Copyright@Télescope 

Nenhum comentário:

Postar um comentário