Seguidores

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Sérgia Ribeiro da Silva - a cangaceira Dadá

Foto do acervo do Dr. Ivanildo Alves da Silveira

Sérgia Ribeiro da Silva - Dadá, uma das maiores cangaceiras do bando de Lampião. Era casada com o cangaceiro Corisco, um dos maiores astros da Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia, do afamado Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião. 


Após a morte de Lampião na Grota de Angico, no Estado de Sergipe, na madrugada de 28 de Julho de 1938, Corisco não estava presente no momento do massacre feito pelos policiais do governo. Mesmo sabendo que o movimento social iria findar, vez que de um jeito ou de outro seria capturado, Corisco continuou nas caatingas até o ano de 1940, quando no dia 25 de maio, ele e sua amada Dadá foram cercados e vencidos pela volante do tenente Zé Rufino. 

Tenente Zé Rufino

Com o exagero de tiros lançado pela volante, Corisco ficou gravemente ferido, e não conseguiu sobreviver, falecendo posteriormente,  mas Dadá foi poupada, apenas perdeu uma das pernas. Somente após 54 anos  ela veio a falecer morte natural no ano de 1994.

Afirmam os escritores que Dadá era conhecida no bando de cangaceiros "Suçuarana", apelido que foi dado pela sua coragem no momento de combates. Como Corisco havia perdido os movimentos dos braços, devido alguns balaços em combates contra uma volante, e não tendo condições de atirar nos seus perseguidores, Dadá era quem resolvia tudo atirando no momento de ataques.

blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário