Seguidores

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O cangaceiro Luiz Pedro

Por: José Mendes Pereira
O cangaceiro Luiz Pedro

É claro que os escritores e pesquisadores do cangaço já fizeram muito pela literatura lampiônica, ou o “cangaço" de um modo geral, mas ainda falta registrar muito sobre o cangaceiro Luiz Pedro, um dos maiores astros da Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia., pois pouco foi registrado sobre este afamado facínora. Apelidado de Catitu  por Maria Bonita, que apelidava  todos os  componentes  do  Grupo de Cangaceiros. 

Era dele a ideia de executar as cangaceiras que,  viúvas e sem maridos, optavam para retornar para a casa dos familiares, com a desculpa de se fossem presas poderiam denunciar  a rotina dos cangaceiros. (segundo capitão Jorge Alfredo Bonessi - em Luiz Pedro - leal até na morte).

Pesquisador do cangaço Capitão Alfredo Bonessi
  
Luiz é pernambucano, do Retiro, município de Triunfo, e na Internet não se encontra algo sobre seus pais, irmãos, sobrinhos; apenas algumas vagas informações, que abandonou a família para fazer parte da empresa de cangaceiros de Lampião; a família ficou triste com a sua ida para o cangaço.

Luiz Pedro teve em sua companhia a Nenê de Ouro, uma jovem bonita a qual foi assassinada em combate com a polícia. Após a morte da companheira, Luiz Pedro não mais procurou outra mulher, terminando os seus dias de vida sozinho, na madrugada de 28 de Julho de 1938, na Grota de Angico,   município de Porto da Folha, nos dias de hoje pertence  a cidade de Poço Redondo, no Estado de Sergipe. Luiz Pedro era bastante rico, dono de joias, ouro e muito dinheiro. Lógico que tudo isso era fruto dos seus assaltos. 

Também é necessário um estudo sobre a sua companheira, vez que muitos estudantes do cangaço, inclusive eu, não sabemos quem eram os seus pais, irmãos, parentes, de que viviam, se eram pobres, ricos, isto é uma biografia completa do afamado casal de cangaceiros.

 
Nenê de Ouro e Luiz Pedro

Seria tão bom que algum estudioso do cangaço, lá do Retiro fizesse um trabalho sobre o cangaceiro, que sem dúvida  ainda existem parentes..., e isso só fará enriquecer mais ainda a literatura lampiônica.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

3 comentários:

  1. luiz pedro é meu tio avo moro em Delmiro Gouveia no sertao de alagoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Tony,
      Sobre "Luiz Pedro e o Cangaço", você poderia entrar em contato comigo através do email mauricioarruda@gmail.com?

      Excluir
  2. Grande Tony Cloves:

    Entre em contato conosco. Aguardamos o seu contato.
    josemendesp58@hotmail.com
    josemendesp58@gmail.com

    ResponderExcluir