Seguidores

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Cronologia do cangaceiro Antonio Silvino - 1875 - 1944 - Parte VII

Por: Frederico Pernambucano de Melo

Em 1904 (Antonio Silvino) toma avila do Pilar, Paraíba, saqueando a casa comercial do comendador Joaquim Pio Napoleão e soltando só presos da cadeia A imprensa do Recife o acusa de passar dinheiro falso. Aparece, segundo alguns autores, o folheto A vida de Antonio Silvino, de Francisco das Chagas Batista. Em virtude de desentendimento, o grupo se divide em dois, Cocada passando a chefiar a nova fração.

Em 1905 incursiona novamente pelo alto sertão, sendo noticiadas alterações em Afogados na Ingazeira e nos Currais Novos. 

A 17 de Novembro, invade a vila do Trapiá, À época do município de Caruaru, Pernambuco, e mata, com duas punhaladas no peito, Inspetor Antonio José dos Santos Nicácio, que o atacara a tiros desassombradamente, Silvino mata ainda um outro residente do lugar, Manuel Cirilo Coelho, e decreta o fim da feira naquele dia. Após o almoço, deixa a vila a cavalo com todo o bando, integrado na ocasião por Tempestade, Baliza, Ventania e Bezerra.

Atendendo a encomenda de amigo, dá uma surra de peia num sobrinho de José Pereira de Gouveia, que procura o governo da Paraíba e é comissionário capitão e delegado volante para persegui-lo tanto nesse Estado com em Pernambuco.

CONTINUA... 
Fonte:

Diário Oficial
Estado de Pernambuco
Ano IX
Julho de 1995

Material cedido pelo escritor, poeta e pesquisador do cangaço:
Kydelmir Dantas

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário