Seguidores

terça-feira, 2 de abril de 2013

Evento Cangaço Sousa

Por: Wescley Rodrigues

Nobres amigos(as),

Saudações cangaceiras!

É com enorme alegria que comunicamos a todos(as) que estamos articulando uma versão do Cariri Cangaço na cidade de Sousa – PB e Nazarezinho – PB, a realizar-se no mês de junho. O evento, que intitulamos “Parahyba Cangaço”, é uma parceria que estamos travando entre o Cariri Cangaço e o Centro Cultural Banco do Nordeste, localizado na cidade de Sousa – PB.

Dessa feita, convidamos todos(as) para participar de mais um evento cultural que, antes de tudo, além de promover um debate profícuo sobre o nosso Nordeste e sertão, possibilita um reforço das nossas raízes e tradições culturais.

Por questões práticas estamos pensando em dois dias, um sábado e domingo, sendo que o evento iniciaria na tarde do sábado e se estenderia até o domingo pela manhã. Ainda não temos a data fixa, só confirmamos o mês de junho.

O evento envolverá duas cidades, a cidade de Sousa – PB e Nazarezinho – PB, terra do cangaceiro Chico Pereira. Na oportunidade, além de voltarmos os debates para o cangaço na Paraíba, é pretensão encabeçarmos um manifesto na cidade de Nazarezinho, para o restauro e preservação pelo poder público, da casa de Chico Pereira, que está deteriorando-se devido à ação do tempo. Sendo que, assim como foi feito em Paulo Afonso e Serra Talhada com a criação do museu na casa que pertenceu a família de 


Maria Bonita e Lampião, tal seria feito também na antiga propriedade da família de Chico Pereira. 


Isso é uma forma de protegermos o patrimônio material e cultural do cangaço, haja vista que um povo sem história e sem símbolos ou monumentos que sinalizem para o seu passado, é uma povo com identidade fluída.

Além do mais, o encontro possibilitará um aprofundamento sobre a emblemática figura de Chico Pereira, cangaceiro de grande relevância para o cangaço na Paraíba e tão pouco conhecido e explorado pelos estudiosos do cangaço.

A priori gostaríamos de agradecer ao Centro Cultural Banco do Nordeste por acolher a iniciativa, a direção e funcionários, e de forma especial aos Srs. César Nóbrega, Sérgio Silveira e Irís que juntamente conosco estão encabeçando o evento.

Esperamos entusiasmados a presença de todos(as), e em junho nos encontramos em Sousa.

Abraço fraterno.

Prof. Wescley Rodrigues
Sousa - PB

Enviado pelo professor e pesquisador do cangaço Wescley Rodrigues

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário