Seguidores

domingo, 21 de abril de 2013

Cronologia do cangaceiro Antonio Silvino - 1875 - 1944 - Parte III

Por: Frederico Pernambucano de Melo

No dia 21 de Novembro de 1898, nas imediações da Samambaia, povoado do município de Custódia, Pernambuco, Silvino Aires é surpreendido e preso, após combate, pelo delegado de polícia da Pedra, mesmo Estado, capitão Abílio Gomes de Sá Novais, apesar de estar armado a fuzil Mauser e de conduzir “bombas de dinamite”.

Antonio Silvino está com uma bengala

Né Batista reagrupa os homens e assume a chefia com o nome de Antonio Silvino em homenagem ao tio malogrado. Desse grupo original faziam parte seu primo e lugar-tenente Antão Clemente Gadelha, o Godê; seu irmão Zeferino, que toma o vulgo de Vicente Silvino, mais os primos Miguel Olegário, o Miguelzinho – homem de cerca de dois metros de altura; Jacó Batista e Argemiro Pereira de Morais, ao lado dos cabras Isodoro e Luiz Mansidão, Antonio Piutá, Chico Lima, João Dudu e outros.

O bando fica famoso no sertão pelas tropelias, com destaque para o assassinato do delegado de Ingazeira, Francisco Braz, além do assalto à fazenda Feliciano, no Moxotó, de Matias Gomes de Souza.

Cercado pelo capitão José Augusto, da polícia da Paraíba, próximo à vila de Fagundes, naquele Estado, briga durante todo um dia e perde cinco companheiros. O bando, em desmantelo, foge para Canhotinho, agreste meridional de Pernambuco.

CONTINUA...

Fonte:

Diário Oficial
Estado de Pernambuco
Ano IX
Julho de 1995

Material cedido pelo escritor, poeta e pesquisador do cangaço:
Kydelmir Dantas

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário