Seguidores

domingo, 12 de maio de 2013

A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA FIGURA DO CANGACEIRO

Por: Honório de Medeiros

Dia 15 DE JUNHO estarei em Sousa, Paraíba, participando de uma Mesa-Redonda (que não será mesa, tampouco redonda) acerca do seguinte tema: HOMEM, TERRA, RELIGIOSIDADE, SERTÃO E CANGAÇO: A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA FIGURA DO CANGACEIRO.

* Arte da ARTEROCHA.BLOGSPOT.COM

O evento começará às 14h20m e acontecerá no CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE.

Lemuel Rodrigues

Os outros debatedores serão Lemuel Rodrigues e Múcio Procópio, enquanto a coordenação caberá a César Nóbrega.

Múcio Procópio

Quanto ao tema, penso que a construção histórica da figura do cangaceiro, a partir do homem, da terra, da religiosidade, do Sertão e do cangaço, passa por um obstáculo de natureza metodológica sempre tangenciada pelos pesquisadores que se debruçam sobre o tema: como utilizar o método científico para construir e criticar as hipóteses possíveis acerca do objeto a ser conhecido, do ponto de vista prático.

Esse obstáculo é um dos fatores preponderantes para não termos superado, ainda, com raras e honrosas exceções, no universo da produção literária acerca do cangaço, a narrativa.

Como ainda não houve essa superação, a literatura acerca do cangaço ainda não tomou expressivamente o rumo da interpretação e contribui, de forma significativa, para sua folclorização, no sentido negativo do termo, e, também, para um certo "olhar de esguelha" que lhe é dirigido pela Academia.

Obviamente cada interpretação é sempre uma proposta que se alicerça no raciocínio dedutivo. Isso pressupõe uma base de conhecimento, de caráter ingênuo ou crítico, que antecede a construção da hipótese a ser construída ou investigada.

Entretanto é possível trabalhar, como ponto-de-partida, com o postulado básico de quê podemos não conseguir dizer o que algo é; mas com certeza podemos dizer o que esse algo não é, evitando as areias movediças das discussões bizantinas de caráter epistemológico.

* Arte da ARTEROCHA.BLOGSPOT.COM
Postado por Honório de Medeiros

http://honoriodemedeiros.blogspot.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário