Seguidores

quarta-feira, 5 de junho de 2013

A ex-cangaceira Durvalina

Por: José Mendes Pereira
Durvalina e Neli Conceição
            
A ex-cangaceira Durvalina seus restos mortais estão enterrados no Cemitério  da Saudade, em Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerias.


A cangaceira "DURVINHA" nasceu no dia 08 de Dezembro de 1915, e faleceu no dia 28 de Junho de 2008, em consequência de hipertensão intracraniana e AVC hemorrágico. O seu túmulo foi  adquirido através do pesquisador e colecionador do cangaço:


Dr. Ivanildo Alves da Silveira, que conseguiu a construção do túmulo com o então prefeito de Belo Horizonte, o Dr. Márcio Lacerda.

Dr. Márcio Lacerda

Quando Durvalina entrou para o cangaço era companheira do cangaceiro Virgínio Fortunato da Silva, este era chefe de um subgrupo do bando de Lampião.

Virgínio é o nº. 2 - Fora casado com uma irmã de Lampião

No ano de 1936 ele foi morto em combate, e Durvalina amasiou-se com o cangaceiro Moreno, que era comandado de Virgínio.

O cangaceiro Moreno
           
Após a morte do rei Lampião os cangaceiros ficaram como formigas sem formigueiro, e o casal não quis se entregar a polícia, continuando nas caatingas do sertão nordestino. Mas dois anos depois da chacina de Angico, no dia 2 de Fevereiro  de 1940 resolveram abandonar a vida de malfeitores.
O casal de cangaceiros ficou décadas no anonimato, até que o escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima, nas suas andanças  o encontrou. 

João de Sousa Lima, Alcino Alves Costa e Antonio Vilela

Durvalina viveu 93 anos de idade, diante de tantos sofrimentos, mas conseguiu um teto para morar e uma família digna. O cangaceiro Moreno, viveu 100 anos, quando veio a falecer no dia 06 de Setembro de 2010.

Este trabalho foi pesquisado em alguns artigos de escritores do cangaço.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

3 comentários:

  1. Este "Xumbinho" que aparece na foto ao lado de Durvinha não é o mesmo Xumbinho a quem Lampião se refere na entrevista em Juazeiro. Este entrou muito depois. Tinha o mesmo apelido por que, como todo mundo já sabe, eles colocavam os mesmos apelidos dos antigos companheiros nos novatos. Outro erro foi a morte de Virgínio, que foi em 1936 e não em 1933.

    ResponderExcluir
  2. sem sombra de duvidas nosso companheiro acima está com a razão.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço aos amigos: Unknown e Iolanda pelas correções que fizeram a este trabalho. Como eu não tenho foto do Chumbinho, isto é, o primeiro com este apelido, fui obrigado a excluir a parte do artigo que falava nele.
    Quanto à data que morreu Virgínio Fortunato da Silva, apenas troquei pelo o número de anos que ele tinha quando foi assassinado.

    Muito obrigados aos pesquisadores Unknown e Iolanda.

    José Mendes Pereira - Mossoró-RN

    ResponderExcluir