Seguidores

sábado, 22 de junho de 2013

Um Pequeno Grande chamado Raul Sá

 Por: Manoel Severo

Ainda quando estávamos; eu e Cristina Couto; preparando o formato da Avant-Première do Cariri Cangaço em Lavras da Mangabeira, que aconteceu de forma brilhante nos últimos 18 e 19 de maio próximo passado, acabei conhecendo Raul Sá através das redes sociais, mais precisamente através do perfil do Cariri Cangaço no facebook.

Sempre acabávamos conversando sobre o tema e Raul sempre muito interessado no evento em Lavras, comentava, dava sugestões, perguntava sobre tudo. Naquela época até pensei se tratar de um jovem acadêmico de história e ou direito; apesar de visualizando a fotografia perceber que se tratava de alguém bem jovem, e pensava: "Meu Deus acho esse tal de Raul com um rosto de menino!" Mas pela conversa e pela profunda afinidade e desenvoltura do Raul acabei me conformando que deveria ser um jovem universitário com cara de menino...

O tempo passou e um dia o confrade Aderbal me procurou e falou: "Severo tem um  cara em Lavras que quer dá uma palestra no Cariri Cangaço, o nome dele é Raul e pedi para eu falar com você". Novamente o misterioso Raul aparecia na agenda Cariri Cangaço. Pronto, o que fazer com o "universitário com cara de menino"? Falei com a Cristina Couto, secretária de cultura de Lavras e pediu para “encaixar o dito cujo Raul em alguma programação, ela por sua vez não comentou nada e acertamos que o Raul faria alguma coisa no evento”.

Raulzinho completa 11 anos em julho de 2013.

Chegou a Avant-Première em Lavras e chegamos no sábado exatamente na hora exata do inicio da programação na Câmara Municipal: 15 horas. Quando ainda estávamos no hall de entrada da Câmara vai que se aproxima de mim um pequeno garoto e que vai logo estendendo a  mão e dizendo: "O senhor é o Manoel Severo e eu quero me apresentar, eu sou o Raul." Quando eu apertei a mão daquele garoto simpático, gordinho e sorridente, todo arrumado, "mangas cumpridas e camisa passada", passou pela minha cabeça todos os nossos diálogos, pensei: Rapaz, não acredito que o universitário atento e cheio de conhecimento sobre o cangaço e a história do nordeste era enfim o pequeno Raul Sá, de apenas 10 anos de idade...

Depois ele foi logo se apresentando a um e a outro: "Você é o Ângelo Osmiro? Li se livro”, "a senhora é a Juliana, li seus artigos", "Vocês sabem que eu tenho o livro de fulano e de sicrano", "acho isso e aquilo"... E assim foi durante os dois dias de Cariri Cangaço em Lavras. O pequeno Raul acabou se integrando à Caravana de pesquisadores e se disponibilizando para ser nosso guia, não desgrudou um único segundo, com uma dedicação e uma seriedade que acabou encantando a todos. 

O padre-cangaceiro Raul Sá

Lembro bem que na noite festiva no Galpão das Artes o Raul sumiu... Depois de alguns minutos lá vem ele todo arrumadinho, mas totalmente suado, explico: Enquanto nós jantávamos ele foi correndo até a sua casa, que não era próximo, e nos trouxe um monte de livros sobre o cangaço, muitos deles cheios de "grifos" feitos pelo leitor mirim e passou a nos mostrar um a um. A noite foi passando, seus bisavós vieram buscá-lo, mas ele só foi embora quando a Van do Cariri Cangaço partiu de volta para o hotel.

Na manhã seguinte não iríamos sair sem que antes fôssemos buscar o Raul em casa, era o mínimo. Fomos. Novamente tínhamos o mais novo membro do "bando" junto conosco. "Ei Raul que chapéu é esse?" , "É meu, pedi a minha bisavó para costurar o rabicho ainda ontem a noite para sair com vocês hoje". Esse é o Raul, cheio de surpresas e um brilho no olhar inconfundível que depois soubemos o que realmente significava: Aqueles dias eram os mais felizes de sua vida!

 Raul Sá e Sarinha, em Sousa no Cariri Cangaço Parayba

O que dizer diante de um garoto como esse? Certamente não é necessário dizer mais nada, apenas parabenizar à Lavras da Mangabeira por ter um filho tão ilustre, mesmo só tendo 10 anos de idade; um garoto de uma sabedoria ímpar, de uma sensibilidade fora do comum e um desprendimento contagiante que nos deu uma verdadeira lição de amor ao seu torrão e a história de sua gente e tem outro desejo: Se tornar padre. Verdadeiramente um grande presente para a Igreja Católica.

Obrigado Lavras, pois agora Raul Sá é o mais novo integrante da família Cariri Cangaço e o mais novo sócio do GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará e que em Julho estará lançando seu primeiro livro: "A base do cangaço", quando o pequeno autor estará completando 11 anos, mas na verdade quem ganhará o presente seremos todos nós.

E tem mais, em nosso Cariri Cangaço Parayba, sabem quem chegou todo de terno ao lado de nossa Secretária da Cultura Cristina Couto? É; ele mesmo: Raul Sá! Seja bem vindo a família Raulzinho!

Manoel Severo

http://cariricangaco.blogspot.com.br
http://blogdomendesemenes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário