Seguidores

quinta-feira, 11 de julho de 2013

A força do FESMUZA.

Escreveu: Francisco Alves Cardoso – 09/07/2013

Já estamos vivendo às vésperas do Festival de Músicas Gonzagueana, a maior festa nordestina em homenagem a Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”.

É uma promoção sem fins lucrativos, que já está vivendo o sexto ano, realizada na Comunidade São Francisco, a chamada Fazenda Cidade, encravada no município de São João do Rio do Peixe (PB).

A tradicional festividade acontecerá nos dias 23 e 24 de agosto próximo, promovida pelo Grupo União São Francisco, com apoio do “Caldeirão Político”, prefeitura de São João do Rio do Peixe e o FIC Augusto dos Anjos.

Toda a programação acontece no Parque Cultural “O Rei do Baião”, onde estão encravadas as seguintes obras em homenagem ao Gonzagão: Galeria “Azulão Santiago”, Gruta das Saudades “Helena Gonzaga”, Casa do Pensador, Casa dos Sanfoneiros “Seu Januário”, Jardim da Meditação, Quadra “Antônio Alcino”, Sala dos Colunistas, Sala dos Poetas e Repentistas, Recanto do TAS-FERCASA, Casa de Reboco, Praça do Gonzagão, Casa dos Amigos do “Rei do Baião” e a estátua do Cristo Redentor na entrada do Parque.

Durante as festividades do corrente ano, serão inaugurados: Os Caminhos dos Seguidores do “Rei do Baião”, Dormitório do Parque, Sala dos Jornalistas, Sala dos Sócios Beneméritos, Sala dos Escritores Amigos do “Caldeirão Político”, além da colocação de bustos que relembram grandes figuras que lutaram e ainda lutam pelo progresso da região, tais como: O Mito José de Moura, o Padre João Cartaxo Rolim, Lampião, Padre Cícero Romão Batista, José Nello Zerinho Rodrigues, Senhor Alexandre, Luiz Peixoto da Silva, Poeta Ronaldo Cunha Lima, Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade, Professora Vilany Pereira. Recepcionando turistas e gonzagueanos encontra-se a imagem de São Francisco, bem em frente a entrada do Parque.

As inaugurações serão feitas no dia 23, com a presença de artistas de vários recantos do Nordeste. No dia 24 será realizado o VI FESMUZA, com a participação de inúmeros sanfoneiros de estados nordestinos, como acontece a cada ano. Serão distribuídos quinze mil reais em prêmios aos vencedores do FESMUZA, além de troféus alusivos à promoção.

Uma das grandes atrações da festa de Gonzaga é o CONPOZAGÃO – Concurso de Poesia em homenagem ao Gonzagão, com a participação de poetas do Brasil inteiro. Este ano teremos também a realização do VAQUEIZAGÃO, uma homenagem especial aos vaqueiros regionais.

Para 2013 estão sendo aguardadas milhares de pessoas dos estados da federação. Todos os preparativos já estão sendo organizados por uma comissão de alto nível. A segurança é um dos pontos altos do VI FESMUZA, para que todos se sintam à vontade no Parque Cultural.

FONTE: 
http://www.caldeiraodochico.com.br/a-forca-do-fesmuza

Enviado pelo professor e pesquisador do cangaço: 
José Romero Araújo Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário