Seguidores

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Piranhas, ponto de encontro do Cariri Cangaço em mais uma Avante-Première

Por: Manoel Severo

Mais uma vez a família Cariri Cangaço se reúne. 

Piranhas

Em Alagoas por ocasião da Semana do Cangaço em Piranhas tivemos a oportunidade de reencontrar muitos amigos, de norte  a sul do Brasil em mais uma Avante-Première, a terceira e última do ano, antes: Lavras da Mangabeira e Paraíba, com Sousa e Nazarezinho, agora é preparar para Setembro: De 17 a 22 de Setembro, Cariri Cangaço 2013, no cariri do Ceará.

 
Foto oficial na residência de Chiquinho Rodrigues
 Jaqueline Rodrigues, nossa anfitriã; abaixo, João de Sousa Lima e sua filha, Letícia

Durante o Cariri Cangaço em Piranhas, dentro da Semana do Cangaço , tivemos a oportunidade de por muitos momentos reunir os amigos, "jogar conversa fora", andar pelas pequenas e belas ruas da cidade. A cada passo uma nova imagem para guardar.

Maristela Mafuz e a maravilhosa companhia para o café da manhã em Piranhas
 

Maristela Mafuz, Pedro Barbosa e João de Sousa Lima

Quando imaginamos um evento de cangaço que transcorre dentro de 4, 5, 6 dias, logo temos a tendência de pensar que "é muito tempo", na verdade Piranhas mais uma vez nos prova que todo o tempo é pouco, diante da grandiosidade do tema e da pesquisa.

 



Ingrid Rebouças, Pedro Barbosa, Juliana Ischiara, João de Sousa e Letícia, pelas ruas de Piranhas

Por essas ruas o tempo parece parar, a tradição secular se engrandece, para nós pesquisadores, a partir dos episódios marcantes que tiveram na ribeirinha Piranhas, seu principal cenário. Dois deles se destacam entre outros muitos: O ataque do grupo de Corisco para resgatar Inacinha, companheira de Gato e a partida da volante de João Bezerra para o cerco de Angico.

Casa de Chiquinho Rodrigues


Com a palavra, João de Sousa Lima: "Santílio Barros era o verdadeiro nome do cangaceiro Gato e não se tem na história do cangaço, outro homem que tenha sido tão sanguinário, perverso e frio como foi este cangaceiro. Era filho de Ana ( Aninha Bola) e Fabiano, um dos sobreviventes da guerra de Canudos, seguidor do reverenciado beato Antonio Conselhereiro. Era índio da tribo Pankararé." 

E continua João, "Gato encontrou a morte depois deste ataque  aqui em Piranhas, fato acontecido depois da prisão de sua amada Inacinha, realizada pelo tenente João Bezerra. Inacinha estava grávida e neste combate saiu ferida. O tiro entrando nas nádegas e saindo no abdômen. Por muita sorte a criança não foi ferida. Gato pede ajuda a Corisco e este organiza o ataque . No trajeto, Gato sai disseminando a morte. A data se tornaria, para algumas famílias, uma lembrança dolorosa. Era 29 de outubro de 1936. Dentre os mortos feitos por Gato, estavam Abílio, Messias, Manuel Lelinho e Antônio Tirana. Sendo refém de Gato, o jovem João Seixas Brito, que seria sangrado alguns minutos depois, quando jurou que não havia policiais na cidade e ao romper o som dos primeiros disparos, ocasionados pelos poucos moradores que se negaram a fugir, abandonando a cidade, o rapazinho de 15 anos de idade foi barbaramente assassinado."

 
Na foto acima, o local onde tombou o cangaceiro Gato, na foto abaixo, João de Sousa Lima mostra de onde saiu o tiro que matou o temido cangaceiro (primeira janela do solar azul)


 
Cangaceiro Gato e sua companheira Inacinha

Completa João de Sousa Lima: "Chiquinho Rodrigues portava um rifle cruzeta e tinha um estoque de 260 cartuchos, dos quais deflagrou 170. Existe uma polêmica em razão do tiro que atingiu o cangaceiro Gato. Uns dizem que o autor do foi Chiquinho Rodrigues, outros creditam o certeiro disparo, a Joãozinho Carão. A verdade é que gato saiu baleado e morreu três dias depois do confronto, acabando-se assim um dos mais cruéis homens que engrossaram as fileiras do cangaço."

 
 Piranhas, a cada passo imagens para guardar para sempre
João de Sousa Lima, Manoel Severo e Jaqueline, neta de Chiquinho Rodrigues
 Wescley Rodrigues
 Afrânio Mesquita
 Ana lúcia e Aderbal Nogueira
Piranhas, a mais nova casa do Cariri Cangaço

Manoel Severo
Cariri Cangaço Piranhas
Semana do Cangaço

http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário