Seguidores

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

LAMPIÃO Cangaceiro: 1898 – 1938 - Reino de fazer inveja - Parte I

Por: Hélio Pólvora

Depois de ouvir missa na igreja de Glória, cidade da Bahia nos limites com Pernambuco e Alagoas, o capitão Virgulino Ferreira da Silva, cabeça descoberta, sem arma de fogo, cai de joelhos, benze-se e em passo manco, sequela de uma bala, vai cumprimentar o padre Emílio Ferreira.

Calmo, sorriso maroto, o sacerdote acolhe-o um tanto alvoroçado.

“Estou mesmo diante do Rei do Nordeste?”

“Para servir Vossa Reverência.”

O padre havia recebido pouco antes, de um caixeiro-viajante, um mapa do Brasil, de um metro quadrado. Tem a ideia de desdobrá-lo sobre a mesa.

“Pois então trace aqui o seu reino.”

Munido de um lápis, capitão Virgulino, dito Lampião (havia adaptado um fuzil, para disparar mais rápido, e o cano avermelhava na escuridão) firma o olho bom, que era o esquerdo (o outro parecia um coágulo estagnado no centro de uma mancha branca, vazado que fora por um espinho) e inicia o traçado. Usado óculos brancos, sem aro, que pareciam aderir ao rosto comprido, ovalado.

Lampião e o cangaceiro Juriti - Este último foi morto dentro de uma fogueira - assassinato feito pelo sargento Deluz

De Mossoró, a mão desce para Conceição do Piancó, no Rio Grande do Norte, atinge Poção e Pesqueira, em Pernambuco, atravessa Alagoas, invade Porto da Folha e Capela, em Sergipe, e dali, via Itapicuru, entra na Bahia, rumo centro-oeste, via Riachão do Jacuípe e Morro do Chapéu, de onde se aventurou a Barra de Estiva e Rio de Contas. Flecha para cima, até Remanso, cruza a caatinga pernambucana, passa por Juazeiro do Norte, onde pontificava seu devoto Padre Cicero, e Caririaçu, no Ceará. Depois de Morada Nova, completa o circuito em Mossoró.

O reino compreendia sete Estados brasileiros. Ao todo, 273 mil km2. O padre admira-se:

“Territorialmente, seu reino faria inveja a muita cabeça coroada da Europa.”

O Rei do Cangaço arreganha os dentes, vaidoso.


 http://www.vidaslusofonas.pt/lampiao.htm
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo15:22:00

    Amigo Mendes e caro autor do texto, gostaria de ter conhecimento se é certo que Lampião já esteve na minha vizinha Cidade de Riachão do Jacuípe, pois aqui em nossa região ninguem tem conhecimento desse fato. Será que foi uma passagem tão rápida que seus moradores não chegaram a saber?
    Abraços,
    Antonio José de Oliveira - Povoado Bela Vista - Serrinha-Ba.

    ResponderExcluir