Seguidores

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Os pais de Lampião

Por: José Mendes Pereira
Lampião

Segundo informações de alguns pesquisadores através de depoimentos pessoais, que José Ferreira da Silva, o patriarca da família Ferreira, era pessoa pacata, trabalhadora, ordeira e de ótima índole, do tipo que evita ao máximo qualquer desentendimento. Esses depoimentos positivos merecem especial atenção e ainda maior credibilidade por terem sido prestados por pessoas inimigas da família. Apesar da inimizade, nenhum depoente denegriu a pessoa de José Ferreira da Silva. Ao contrário, elogiou de acordo com o seu comportamento de um grande homem sertanejo.

Mas segundo os depoentes, a mãe de Lampião dona Maria Sulena da Purificação já era um pouco diferente, isto é mais realista em relação ao ambiente em que a família vivia. De maneira geral todos os entrevistados declararam que José Ferreira da Silva desarmava os filhos na porta da frente, e dona Maria os armava na porta de trás dizendo:

"- Filho meu não é para ser guardado no caritó. Não criei filho para ser desmoralizado".

Quem está de fora tem outra visão, porque o que aconteceu com os Ferreiras não foi com a sua família. Eu acho que dona Maria tinha razão, quando  exigia o respeito com os seus filhos.

Diante de tantas decepções que a família Ferreira viveu, o que ganhou foi sofrimentos. O pai perdeu a propriedade, isto é obrigado a vendê-la a qualquer valor, desde que saísse daquelas terras de Pernambuco, tentando evitar um confronto que poderia surgir mortes entre seus filhos e o fazendeiro José Saturnino.

O fazendeiro José Saturnino - inimigo nº 1 de Lampião

O futuro rei do cangaço estava cobrando do Zé Saturnino a falta de honestidade, por  ter aceitado roubos no seu rebanho de bodes, e quem sabe, tenha sido ele mesmo o causador da subtração no seu rebanho. 

Sem ter nada com a confusão de Lampião contra o fazendeiro José Saturnino, o João Ferreira dos Santos, o quinto filho do casal foi preso e maltratado, porque os policiais exigiam dele informações onde se encontrava Lampião.

 
João Ferreira dos Santos -irmão de Lampião

Em seguida Lampião perdeu a mãe. Ela não suportando o desrespeito que o Zé Saturnino estava praticando contra o seu esposo, o coração não aguentando as pressões,  infartou-a. E dias depois, perdeu o pai, que fora assassinado pelas armas do tenente Zé Lucena.

 Tenente Zé Lucena

QUANDO TUDO ACONTECEU
Por: Hélio Pólvora 

"1889: Proclamação da República no Brasil; 1898: Nasce Virgulino Ferreira da Silva, a 4 de julho, em Serra Talhada, Pernambuco (segundo a certidão de batismo); 1911: Nasce Maria Bonita, a 8 de março; 1914: Primeira Guerra Mundial; 1918: O pai de Lampião é assassinado após disputa de terra. 1920: Lampião entra para o cangaço, com três irmãos; 1925: A Coluna Prestes inicia marcha; 1926: Lampião recebe patente de capitão dos Exércitos Patrióticos; 1930: Deposição de Washington Luiz e início da era Vargas; Corisco se junta a Lampião; 1932: Nasce Expedita, filha única de Lampião e sua rainha, a 13 de setembro; 1937: Vargas decreta o Estado Novo; 1938: Lampião e Maria Bonita morrem na Grota do Angico: ela é decapitada ainda viva. 1939: Segunda Guerra Mundial; 1940: Morre Corisco, a 25 de maio, metralhado em Barra do Mendes, Bahia; 1969: As cabeças de Lampião e Maria Bonita são sepultadas na Quinta dos Lázaros, em Salvador, a 6 de fevereiro".
http://www.vidaslusofonas.pt/lampiao.htm
.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo15:27:00

    Amigo Mendes: O nome da genitora de Virgulino era Maria Sulene ou MARIA LOPES?
    Abraços,
    Antonio José de Oliveira - Povoado Bela Vista - Serrinha-Ba.

    ResponderExcluir