Seguidores

sábado, 23 de novembro de 2013

Inacinha esposa do cangaceiro Gato




Grávida de oito meses, Inacinha descansava na Fazenda Retiro em Alagoas, quando seu Grupo foi atacado pela Volante do sargento João Bezerra. 

Tenente João Bezerra da Silva

Na fuga é atingida nas nádegas, seu companheiro Gato tenta levar ela nas costas, mas, a abandona logo em seguida, para não ser preso também.

 O cangaceiro Corisco

Em 28-09-1936, Gato resolve atacar Piranhas para resgatá-la, mas Corisco não concorda, pois Piranhas era sede das Volantes. Gato resolve ir para sequestrar dona Cyra Bezerra ( mulher do Sargento João Bezerra), para fazer uma troca. 

Cyra Bezerra - esposa de João Bezerra

No meio do caminho mata covardemente 11 pessoas inocentes, a tiros e golpes de facão (os mortos, nada tinha a ver com o acontecido). No tiroteio em Piranhas-AL, morrem duas pessoas inocentes (o telegrafista e um jovem de 15 anos), Gato foi baleado nas costas, quebrando a coluna vertebral, perdeu os movimentos das pernas, e foi levado pelo grupo. 

 O cangaceiro Gato

Com três dias veio a falecer. Inacinha deu a luz na cadeia, mais a criança não sobreviveu... Passou a ser esposa de um soldado, apelidado de pé-na-tábua.

Em entrevista ao Jornal Diário de Pernambuco publicada no dia 03-10-1936, Inacinha revela que: " Fui raptada por Gato e que não gostava do Cangaço".

Fonte: 
Página facebook 
Pesquisador: Virgulino Ferreira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

2 comentários:

  1. Anônimo20:51:00

    Caro amigo Mendes: Veja você como na saga do cangaço há um emaranhado de acontecimentos, muitas vezes contrastantes. Inacinha, ex-companheira do cangaceiro Gato, após perder o companheiro, "passou a ser esposa de um policial". Veja, portanto, o que o "destino" tem reservado para os mortais deste Planeta de tantos contrastes.
    Abraços,
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:22:00

    No final Gato vira corno de policial!!! triste fim...

    ResponderExcluir