Seguidores

domingo, 24 de novembro de 2013

PERSONAGEM DE UMA VIDA FRUTÍFERA (CONSIDERAÇÕES DE UM AMIGO SOBRE A BIOGRAFIA DE ALCINO)

Por Antonio José de Oliveira*
 
Comentar o livro TODO O SERTÃO NUM SÓ CORAÇÃO - Vida e obra de Alcino Alves Costa, é de indubitável facilidade. Isto porque, o ilustre e experiente escritor Rangel Alves Costa, transmitiu para seus leitores todo o percurso da vida do mestre Alcino, numa didática completamente compreensível para todas as classes que amam a leitura.

"Fico a pensar como seria o sertão nordestino se Deus não tivesse nos presenteado com Alcino Alves Costa. Com certeza seria imensamente pobre, além de menos conhecido". Estas são as palavras do Psicólogo e Pesquisador Júlio Cesar Ischiara. 


Concordo plenamente com o nobre pesquisador Ischiara: Alcino, com o excelente desenvolvimento da sua inteligência, proporcionou e legou imensa riqueza para nós, pesquisadores, para sua querida gente de Poço Redondo, e para a Sociedade nordestina e brasileira.


O mestre Alcino não foi apenas um profícuo pesquisador e escritor, mas, foi muito além: Poeta, compositor, radialista, político competente, e enfim - um grande amigo. E, ainda fazendo minhas as palavras do Dr. Julio Ischiara, devo dizer: O mestre Alcino deixou muita saudade.

Mas, como descrever algo sobre o livro de autoria de Rangel, sem fazer alusão às primeiras páginas do mesmo, na introdução do Delegado e Escritor Arquimedes Marques com a sua experiência de longos anos na escrivaninha de um gabinete de delegacia de polícia e mesmo no silêncio do escritório de sua residência, dando vida às ideias dos seus escritos, sejam artigos ou livros.
 

Arquimedes fala da sua honrosa incumbência em elaborar a introdução de uma biografia tão merecida de um personagem que fez história, numa trajetória de bem vividos SETENTA E DOIS ANOS neste Planeta Terra, logo que, vivo ele continua em outra Esfera de vida.

Arquimedes fala: "A história do pai contada pelo filho é uma história real". E, "Quem herda não furta", são ainda suas palavras sobre a dupla de poetas: Rangel (filho); Alcino (pai).

 Kiko Monteiro, Alcino Alves Costa e Rangel Alves da Costa

Quando leio os escritos do Dr. Rangel, muitas vezes me confundo, pensando que estou lendo ALCINO, pela grande semelhança do poeta e escritor pai, com o poeta e escritor filho.

Na introdução, o Dr. Arquimedes começa fazendo um relato dos grandes feitos da vida do seu amigo Alcino, e, o autor do livro não oculta nada da trajetória do biografado, nem mesmo ter sido Alcino, sobrinho do ex-cangaceiro Zabelê, que, após abandonar o cangaço, aquele "pássaro" levantou asas em direção a terras desconhecidas, onde nunca mais a família teve notícias do seu paradeiro.

O amigo Alcino, (gestor do seu município por três vezes), veio a ser, salvo melhor juízo, o mais novo prefeito da sua terra nos tempos passados: Aos 26 anos, eleito Prefeito de Poço Redondo; novamente aos 32 anos; depois, aos 42 anos. Comprovação que soube fazer uma grande administração.

Outra coisa que admiro em Alcino: Possuindo apenas o curso primário, deixou um grande legado de produções, e teve o cuidado e a responsabilidade de formar médicos, advogado e engenheiro, alguns dos seus filhos, inclusive o autor desta grande obra - Advogado Rangel Alves Costa.

Abraços para o amigo Rangel, na passagem de um ano da transferência de seu pai para Eternidade. 

Antonio José de Oliveira - Povoado Bela Vista - Serrinha/BA.

23 de novembro de 2013

NOTA DO AUTOR DA BIOGRAFIA




Antonio Oliveira se fez amigo sem a necessidade de estar presente. Lá, de sua Serrinha, no Povoado Bela Vista, alçou voo até as terras sergipanas como numa proeza descomunal do destino. 

Homem de formações outras, desde especialidades em saúde pública aos conceitos teológicos, é também um apaixonado pela história sertaneja e pelas suas vinditas de fogo e sangue, principalmente no que se refere ao fenômeno cangaço e seu representante maior. A esse respeito nos deve um opúsculo em construção. 

Pois bem. Lá das terras baianas o grande pássaro lançou seu olhar mais adiante e veio cortando nuvens até chegar aos esturricamentos sertanejos, paisagem e chão de Alcino, naquele Poço Redondo que hoje vive com saudades. Apreciador da obra do Caipira de Poço Redondo, encontrou no seu filho o diálogo de outras sertanejices.

E se fez um companheiro inseparável deste coito virtual, comentando as publicações, opinando sobre os escritos, participando da estrada sertaneja que vai sendo aberta. E mais: quando soube que a biografia de Alcino estava pronta para ser publicada, logo se predispôs a ajudar no que fosse possível.

E ajudou. O seu nome consta no livro como reconhecimento. Portanto, Antonio Oliveira, se fiz com que a história do Caipira fosse perpetuada, escrevendo a sua biografia, de pouca valia teria se alguns bons amigos não se dispusessem a apoiar a publicação. E quando gritei você respondeu. Obrigado mesmo.




Rangel Alves da Costa
http://blograngel-sertao.blogspot.com.br/
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

4 comentários:

  1. Anônimo20:56:00

    Caro amigo Mendes: O meu boa-noite para sua grande Cidade de Mossoró
    O nobre escritor Rangel Alves Costa -, tanto quanto você, tem sido mui generoso comigo. Veja que o texto escrito apenas como comentário sobre a biografia do mestre Alcino, ele postou no espaço onde posta suas crônicas e artigos. Para mim, portanto, um grande privilégio, assim como, privilégio também é eu está salvando neste momento a repostagem em seu blog. Só tenho a agradecer-lhe. Grato mesmo.
    Logo que sou péssimo em passar e-mail (e neste momento Gabriel não está aqui), respondo o valor dos dois livros do Rangel neste mesmo texto: LAMPIÃO ALÉM DA VERSÃO (embora ainda não tenha chegado no correio) tem o preço de 50,00 e VIDA E OBRA DE ALCINO ALVES COSTA, também 50,00. Este já li quase em sua totalidade. Ótimo livro, que não apenas fala sobre o cangaço e a política, mas relata a vida de Alcino, do nascimento até a morte.
    Abraços,
    Antonio José de Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21:18:00

    Caro amigo Mendes: As minhas saudações.
    Na verdade é um privilégio para mim, o escritor Rangel, postar meu comentário em seu espaço de crônicas e artigos. É por certo grande generosidade da parte do Dr. Rangel, tanto quanto você publicar meus textos, como ocorreu neste momento você efetuar a postagem, inclusive colocando fotos dos pesquisadores, por mim citados no texto. Muito, muito grato mesmo.
    Logo que sou péssimo passador de e-mail (e o Gabriel não está aqui neste instante) passo para você os preços dos dois livros, logo que não sei qual dos dois você fala. LAMPIÃO ALÉM DA VERSÃO = 50,00 e VIDA E OBRA DE ALCINO ALVES COSTA = TAMBÉM 50,00.
    Abraços,
    Antonio Oliveira - Serrinha-Ba

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Antonio Oliveira:

    Agradeço do fundo do meu coração as palavras elogiosas dirigidas à minha pessoa e em especial pela excelente crítica ao livro TODO SERTÃO NUM SÓ CORAÇÃO. De tudo, você elogiando o nobre Rangel e as pessoas que fizeram o prefácio e a introdução da obra, diretamente também está elogiando o grande homenageado, ALCINO ALVES COSTA, até então a maior autoridade nascida nas terras de Poço Redondo. Por tudo isso e muito mais é que as suas colocações estão completas. Parabéns!
    Archimedes Marques

    ResponderExcluir
  4. Anônimo07:52:00

    Nobre Doutor Archimedes: As minhas saudações e agradecimentos pelas suas palavras amigas.
    Tanto os dois escritores - Julio Ischiara e o senhor, que fizeram o prefácio e a introdução do livro VIDA E OBRA DE ALCINO ALVES COSTA, contribuiram grandemente na excelente obra escrita pelo poeta, cronista e advogado Rangel Alves Costa. Em se tratando de biografia, é uma obra perfeita, em que, seu autor nada omitiu da trajetória de vida do mestre Alcino Alves Costa. O biógrafo, por ser filho do biografado e ter vivido ao seu lado, entre Poço Redondo e Aracaju, conhecia em profundidade os passos poéticos e políticos, e até do amor que ele mantinha pela sua Terra.
    Parabéns aos prefaciadores e ao autor da grande obra. E parabéns ao grande pesquisador e blogueiro MENDES.
    Antonio José de Oliveira - Serrinha-Ba. E-mail: antonioj.oliveira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir