Seguidores

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O cangaceiro Volta Seca ainda menino

Por José Mendes Pereira

O cangaceiro Volta Seca era sergipano de Itabaiana e foi o único cangaceiro que teve o desprazer de passar vinte anos recolhido ao xadrez.

Entrou para o cangaço ainda criança, e segundo ele afirmou ao jornal "O Pasquim" em 1973, que por várias vezes chegou a apanhar de Lampião, mas certo dia, quando Lampião tentava o bater, revoltou-se e a partir daquele dia, não aceitou mais ser surrado nem por ele e nem por cangaceiro nenhum. 


Música popular brasileira
Site do artigo abaixo: 
http://www.dicionariompb.com.br/volta-seca/dados-artisticos 
 
Em 1957 o cangaceiro Volta Seca gravou o LP, então com apenas oito músicas, "As cantigas de Lampião", com instrumentação do maestro Guio de Moraes. Em 1959, teve o baião "A laranjeira", gravado por Zé do Baião, pela Continental. Em 1960, José Tobias gravou na Todamérica a toada "Se eu soubesse". Em 2000, a Inter CD relançou em CD o disco "As cantigas de Lampião", com narração do locutor Paulo Roberto. As composições levam a assinatura de Volta Seca, mesmo as clássicas "Mulher rendeira" e "Maria Bonita", tidas como de domínio público. Estão presentes no disco xaxados, xotes, baiões e toadas. Destaque para, além das citadas, "Escuta donzela" e "Ia pra missa", gíria usada pelos cangaceiros para a convocação de batalha.

Estas fotos foram encontradas no facebook, página do não sanguinário cangaceiro Virgulino Ferreira

http://www.dicionariompb.com.br/volta-seca/dados-artisticos
 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

2 comentários:

  1. Anônimo16:24:00

    Ótimas fotos caro Mendes, estas do MENINO VOLTA SECA. Não sei para os demais, mas, para mim são inéditas. Tudo indica que foram tiradas exatamente no ano em que ele foi preso - 1932.
    Abraços,
    Antonio José de Oliveira - povoado Bela Vista - Serrinha-Ba

    ResponderExcluir
  2. Pesquisador Antonio Oliveira:

    Eu acredito que para muitos estudantes do cangaço são poucos que as conheciam. Eu ainda não as conheciam. Guardei-as para futuras postagens sobre o cangaceiro Volta Seca. Estou lhe enviando um vídeo por e-mail, é claro que o senhor o conhece, mas neste período de parabenizarmos Jesus Cristo, tudo é como se fosse inédito.

    Felicidade, paz e muita saúde para o senhor e para todos que lhe rodeiam e dependem do seu olhar.

    ResponderExcluir