Seguidores

sábado, 21 de dezembro de 2013

Lampião e outras histórias - Qual a origem de Sabino?

Por Doizinho Quental


Um dos cangaceiros que mais se destacaram no bando de Lampião foi Sabino. Este famigerado sanguinário demonstrou uma crueldade sem limites, quando viveu nas hostes do cangaço.

Quanto aos historiadores, quase não existe unanimidade entre eles no que se refere a nascimento e morte deste  facínora.

Para começar ele era chamado por Sabino Gore, Sabino Gomes, Sabino das Abóboras, Sabino Goa e Sabino Barbosa.

Alguns escritores afirmam que este nefasto sujeito é filho do  "Coronel" Marçal Florentino Diniz, sogro de José Pereira de Lima de Princesa Paraíba, com uma cabrocha sua empregada tendo nascido  na fazenda Abóbora, município de Vila Bela ( Serra Talhada) PE.

No livro de Cícero Rodrigues de Carvalho, "Serrote Preto," encontramos:  " Era  ele (Sabino), natural da Paraíba do Norte. Nascera no lugarejo denominado Pedra do Fumo, do município de Misericórdia, daquele Estado. Em 1915, com a grande seca que assolou o Nordeste, mudaram-se os Gores.

Sabino e seus irmãos foram para o município de Triunfo, em Pernambuco."

Quando neste livro diz que Sabino tinha dois irmãos chamados de Elói e Gregório, no livro de Lucetti afirma que ele tinha três irmãs de nomes: Ana Maria ou Aninha que possuía a especialidade de atirar muito bem de rifle; Rita Maria, que foi morar no Crato Ceará, exímia tocadora de harmônica e Conceição que viveu em Cajazeiras Paraíba.

É tão controversa a vida deste bandoleiro que, enquanto muitos escritores afirmam que ele morreu no fogo da Piçarra, na região do Cariri, Ceará, em combate com a volante de Arlindo Rocha, no livro "No tempo de Lampião," segunda edição, página 22, de Leonardo Mota, encontramos o seguinte: "Sabino foi morto pelo próprio Lampião, que sempre o temeu, se arreceou do seu crescente prestígio no bando e se tornou cobiçoso dos cinquenta e tantos pacotes que Sabino trazia sob a cartucheira".

www.kantabrasil.com.br/Lampiao.../Lampião%20e%20outras%20Históri...‎

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário