Seguidores

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Ten Pompeu e a morte de Virgínio - Laser Vídeo

Por Aderbal Nogueira


Em 1996, em uma das primeiras viagens em busca do cangaço, fui a Arcoverde-PE, literalmente com a cara e a coragem. Fui levando 2 fotógrafos e um cinegrafista Eduardo Ramos Fotografias Fernando Alves e Beto.

Após me instalar em uma pousada perguntei qual o bairro mais antigo da cidade. Fui a ele e saí batendo de porta em porta perguntando sobre Lampião. Vi um senhor de uns 90 anos em um portão e corri para ele, porém ele disse que morava ali há apenas 15 anos. Nessa hora um menino que ia passando correndo parou e disse: "ei, ei, meu avô brigou com Lampião". 

Ten. Pompeu Aristides de Moura 

Assim conheci o grande Ten. Pompeu Aristides de Moura, que foi um dos responsáveis pela morte de Virgínio, cunhado de Lampião. 

Virgínio era casado com uma irmã de Lampião, mas já era viúvo 

Estive gravando com ele inúmeras vezes e tive o prazer de levar muitos colegas a conhecê-lo também, entre os quais 


Paulo Gastão que conheci algum tempo depois. Ten. Pompeu é primo de João Gomes de Lira. 

Neli Conceição, filha dos cangaceiros Moreno e Durvalina e Aderbal Nogueira 

Minha amiga Neli Conceição veja o relato do Ten. sobre a morte de Virgínio. O menino a quem me referi aparece no final do vídeo, hoje já é um homem. Meu muito obrigado a ele e a toda sua família, por tantas vezes me receber em sua casa.

Aderbal Nogueira

Clique no link abaixo:   


Se o link não funcinoar leve-o ao google. 

Enviado pelo cineasta e pesquisador do cangaço Aderbal Nogueira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário