Seguidores

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Sebastião Pereira da Silva - Sinhô Pereira




Sebastião Pereira e Silva, o famoso cangaceiro alcunhado por Sinhô Pereira, nasceu em Serra Talhada, no Estado de Pernambuco, em 20 de Janeiro de 1896, e faleceu em Lagoa Grande, no Estado de Minas Gerais, no dia 21 de agosto de 1979, e era descendente do Coronel Andrelino Pereira da Silva, o famoso Barão de Pajeú.

Era alfabetizado e antes havia trabalhado no campo. Por motivos familiares levaram-no a ingressar-se no cangaço, e foi líder de cangaceiros por alguns anos.

Pressionado politicamente e perseguido por forças policiais, temendo mais tarde coisas piores, viajou com o primo Luiz Padre para Goiás e Minas Gerais, e neste Estado onde obteve o título de cidadão mineiro.

 Sinhô Pereira - sentado -  e seu primo Luiz Padre

Ao deixar o cangaço, no ano de 1922, Sinhô Pereira entregou sua tropa para o comando de Virgulino Ferreira da Silva, que mais tarde recebeu a alcunha de Lampião.

Lampião
 
Sinhô Pereira faleceu em Lagoa Grande, no  Estado de Minas Gerais, numa manhã no final do ano 1972, deixando para trás uma vida e uma história marcadas de angústia, dores e vontade de viver feliz com sua família e amigos.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário