Seguidores

segunda-feira, 23 de junho de 2014

EM 1930, NUMA DAS COLUNAS DO EXTINTO “SERGIPE JORNAL”, DE 05/12/1930, UM TAL HAROLD DISSE ASSIM DO CANGACEIRO "LAMPIÃO”:


Está, quase, um personagem mitológico, o tal senhor Lampião.

Daqui para ali. Daqui para acolá. Ora desaparecido, ora depredando uma localidade quando era esperado n’outra – eis o que vem de há muito acontecendo com o mais refinado salteador e facínora dos últimos anos em terras do nordeste brasileiro.


Apesar de quantas precauções têm sido tomadas. Malgrado os cercos, perseguições, diversos reforços para capturá-lo e aos seus daninhos companheiros, baldadas tentativas, infrutíferas despesas, até o momento pelas diminutas vantagens alcançadas.

A continuar nesse pé, fácil será, daqui a muitos anos, após a morte, por velhice, dele e dos seus asseclas, surgida nova e gárrula geração, as velhinhas contarem à petizada, como se fora conto da carochinha: “Foi um dia um bandido chamado Lampião.

Fonte: facebook


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo08:58:00

    Veja você Mendes, que até conhecer remota ortografia, estou conhecendo nos textos dos pesquisadores. Neste pequeno texto do jornal SERGIPE JORNAL do ano 1930, encontramos 8 palavras escritas diferentes da escrita dos nossos dias. É VIVENDO E APRENDENDO caro Mendes.
    Antonio Oliveira - Serrinha - Bahia.

    ResponderExcluir